Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

TV 3D CHEGA AO VAREJO A TEMPO DA COPA

03/06/2010

Os primeiros televisores com a funcionalidade 3D (terceira dimensão) começam, finalmente, a chegar ao mercado brasileiro. Cinco grandes fabricantes - LG, Panasonic, Philips, Samsung e Sony - preveem lançamentos entre esta semana, a tempo da Copa do Mundo, que acontece a partir do próximo dia 11, até durante o segundo semestre. No entanto, a Copa do Mundo, ao menos no Brasil, não será transmitida pela TV aberta e tampouco pela TV por assinatura.

No País, a transmissão do conteúdo 3D da Copa do Mundo será feita por 20 salas de cinema da rede Cinemark. Serão 40 mil ingressos a serem vendidos apenas para empresas. O projeto é uma parceria entre a Rede Globo (que fará a recepção digital via satélite e a retransmissão para as salas de cinema), a FIFA, a rede Cinemark e a empresa Golden Goal Sports Ventures. O primeiro teste de transmissão ao vivo em 3D foi realizado no dia 5 deste mês em São Paulo.

Antes, a Band e a NET fizeram uma demonstração experimental de 3D durante a Fórmula Indy de São Paulo apenas para assinantes HD e HD Max da NET. Mas a emissora pioneira (terrestre) em transmissão aberta do sinal em 3D é a Rede TV! que, no último dia 22, transmitiu o programa "Pânico na TV" nessa tecnologia. Até então, apenas canais pagos, em cabo ou via satélite, haviam feito transmissões 3D.

A emissora já anunciou novos programas a serem captados e transmitidos em 3D e, dessa forma, transmitirá, simultaneamente, três sinais diferentes a partir do canal digital: em HD, em 3D e móvel (para celular e devices portáteis). A expectativa da Rede TV! é produzir todos os programas da casa em 3D nos próximos dois meses.

Manaus
Embora os televisores com dispositivos 3D tenham sido anunciados para abril deste ano, os fabricantes tiveram problemas com a infraestrutura aeroportuária do Brasil: o Aeroporto de Manaus (AM), por onde desembarcam os componentes desses televisores, ficou congestionado de tanta encomenda (inclusive de peças para televisores LCD) e não deu vazão para os equipamentos. O resultado é que há uma fila na alfândega de Manaus que provoca impactos diretos na rede de varejo brasileira. "O Aeroporto de Manaus não estava preparado e isso nos atingiu para a abertura da venda de TVs 3D", confirma o gerente sênior de TV da Samsung, Rafael Cintra. O executivo diz que esta semana começam a ser atendidos os pedidos feitos em pré-vendas e acredita que até a semana que vem os aparelhos com 3D já estejam à venda nos pontos do varejo.

"Por conta da sazonalidade da Copa do Mundo, o Aeroporto de Manaus não estava preparado para o volume de importação de kits 3D", admite a gerente de produtos de TV da LG, Fernanda Summa. A empresa coreana prevê que os primeiros aparelhos 3D da marca cheguem ao Brasil em julho. Já as japonesas Sony e Panasonic e também a Philips calculam que os primeiros aparelhos 3D cheguem a partir de agosto ou, ainda, "no segundo semestre deste ano", conforme a empresa.

O 3D é apenas um dispositivo a mais para as novas TVs de tela fina que têm desembarcado no Brasil. Outras funcionalidades têm preenchido a tela do aparelho com internet (UOL, Terra, iG, Apontador, Crackle, My Play, Yahoo!), vídeo (YouTube, Netflix, Amazon On Demand), aplicativos de fotos (Picasa, Flickr, Sony Pictures), TV (AccuWeather, ESPN, Bloomberg, Band, SBT) e até telefone sobre internet (ou VoIP), como o Skype pela TV, além das onipresentes redes sociais (Facebook e Twitter). São as televisões com serviços de valor adicionado (SVA), que seguem a tendência criada pelos celulares de adicionar cada vez mais aplicativos nos aparelhos e integrá-los com a banda larga e internet.
 
 
Fonte: M&M Online

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar