Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CIBERCRIMINOSOS USAM COPA DO MUNDO PARA ATACAR SEU BOLSO

02/06/2010

A Copa do Mundo de futebol não é uma época apenas para torcer pela Seleção Brasileira. Em tempos de internet, o maior evento esportivo do mundo também é uma oportunidade e tanto para que hackers (ou crackers, para usar o termo exato) apliquem golpes virtuais nos mais diversos formatos com a intenção evidente de obter ganhos financeiros em cima de usuários desavisados. ?Quando as pessoas se interessam muito por um assunto, elas se privam de certos cuidados e na internet a coisa é pior. E a Copa do Mundo é um bom exemplo disso?, diz Bruno Rossini, gerente de Relações Públicas da Symantec Brasil, empresa especializada em soluções de segurança.

E, para que seu rico (e suado) dinheirinho não caia nas mãos erradas, o IDG Now! conversou com especialistas de quatro das maiores empresas de segurança online no mundo, que dão dicas de como os hackers podem atacar durante a Copa, os temas mais usados por eles e o que fazer para que você não veja sua conta corrente levar uma ?entrada por trás?. Confira:

Como eles atacam

Segundo Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, antes do início da Copa os hackers têm usado como isca um e-mail dizendo que o internauta ganhou ingressos ou viagens à África do Sul para acompanhar os jogos. ?Eles usam esse chamariz para fazer você clicar em um link que instala um trojan (cavalo de Tróia) em seu PC. Dessa forma, o hacker tem acesso a dados como senhas bancárias e números de cartões de crédito?, explica o especialista.

De acordo com Assolini, outra modalidade bastante usada pelos criminosos nessa época é o phishing, ataque que consiste na recriação de uma página na web ? normalmente de uma instituição financeira ? e que também induz o usuário a digitar dados confidenciais, como senhas bancárias e números de cartões. ?Os hackers usam nomes de empresas respeitadas como Visa, Mastercard e TAM para atrair as vítimas, com a promessa de viagens para a África do Sul. Eles inclusive compram falsos domínios para hospedar as páginas fraudulentas?, explica.

E o uso de trojans não fica restrito somente a promessa de prêmios. Eles também podem vir embutidos de outras formas. ?Já localizamos links que prometem softwares gratuitos para ver TV Digital no PC?, diz Eduardo D?Antona, diretor da área corporativa e de TI da Panda Brasil. ?Como eles querem acompanhar as partidas mesmo no local de trabalho, acabam seduzidos por esse tipo de oferta?. 

Ainda segundo o especialista, não só os códigos maliciosos oferecem riscos ao internauta. Os adwares ? aplicativos que executam, exibem ou baixam algum tipo de publicidade ? também são um incômodo gigantesco, principalmente por encher a caixa de e-mail da vítima com propagandas.

 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar