Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DESAPARECIMENTO DE HASHTAG LEVANTA SUSPEITA DE CENSURA NO TWITTER

02/06/2010

O desaparecimento de uma hashtag da lista de tópicos quentes (Trending Topics) do Twitter levantou questões sobre uma possível ação de censura por parte do microblog, informou nesta terça-feira (1/6) o The Guardian.

A hashtag - palavra-chave que identifica um tema sobre o qual ocorrem as discussões no microblog - em questão, "#flotilla", fazia referência ao ataque militar de Israel à frota civil de barcos de ajuda humanitária que seguiam rumo à Faixa de Gaza. Na ação, ocorrida na segunda-feira (31/5), nove ativistas morreram.

Segundo o jornal, pouco tempo depois que "#flotilla" apareceu como Trending Topic, ela desapareceu da lista. Buscas pela hashtag resultavam em "Twitter error". Rapidamente as pessoas usaram uma nova hashtag - "#freedomflotilla" - que também emergiu como tópico popular.

Uma hipótese levantada pelo jornal é que programas antispam teriam banido a hashtag, tratando-a como uma invasão de propaganda não solicitada. O Twitter não confirma a razão do problema, mas o porta-voz Sean Garrett afirmou que a empresa "está investigando a questão técnica que causou o erro na busca por um curto período de tempo".

"O Twitter facilita a troca aberta de informações e opiniões", escreveu Garrett, no microblog.

(cont.)... Twitter facilitates the open exchange of info & opinions -- when that is hampered by a bug, we take it very seriously


 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar