Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE REVELA DIVISÃO DE RECEITAS DE PROPAGANDA COM EDITORAS

25/05/2010

O Google revelou como é feita a divisão das receitas obtidas a partir da publicidade com editoras de conteúdo.

O movimento, de acordo com informações do diário econômico "The Wall Street Journal" desta segunda-feira (24), é feito em resposta a editoras e reguladores que pedem maior transparência do Google em relação ao assunto.

A companhia informou que direciona 68% da receita cobrada dos anunciantes para publicidade que aparece no site dos editoras. O Google disse também que paga a elas 51% da receita por anúncios de busca.

O Google resistia, há algum tempo, à revelação desse percentual.

No ano passado, jornais italianos reclamaram que a companhia estava abusando da posição dominante no país em seu serviço de busca.

À época, os jornais disseram que sites noticiosos que não desejavam aparecer no Google Notícias eram automaticamente excluídos do serviço de buscas, e que isso poderia acarretar efeitos "de distorção" no mercado publicitário na internet.

"O Google está tentando se apresentar como mais aberto e amigável. É difícil sustentar esse argumento se não forem abertos sobre isso [publicidade]", disse o analista do Gartner, Andrew Frank.

A companhia tem sido alvo de entidades reguladoras na Europa e nos Estados Unidos.

Outros jornais --como o "New York Times"-- negociam os termos da divisão de receitas com o Google. Termos desses acordos, entretanto, não são conhecidos.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar