Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE DIZ QUE COLHEU INFORMAÇÕES PRIVADAS POR ENGANO

17/05/2010

O Google disse nesta sexta-feira que descobriu em uma investigação que as vans (roving vans) da companhia usadas para criar mapas online e localizar redes sem fio de internet captaram por engano dados de usuários dessas redes, segundo informações do jornal "The Wall Street Journal".

A empresa afirmou que irá parar de colher informações que trafegam nas redes Wi-Fi. As vans são usadas tanto para a criação de mapas on-line, como para localizar redes sem fio de internet.

Alan Eustace, vice-presidente sênior de engenharia e pesquisa do Google, escreveu em seu blog que o erro foi descoberto após a empresa responder um questionário de um organismo alemão de proteção de dados.

Anteriormente, a empresa havia informado que recolhia apenas informações sobre a localização dos pontos de wi-fi e não sobre os dados que trafegavam nessas redes.

"Ficou claro que nos estávamos, erroneamente, coletando dados das redes sem-fio que não tinham senha; ainda que nunca tenhamos usado essas informações", escreveu Eustace.

A empresa declarou que recolhe e mantém esses dados desde 2007. Na época, a equipe que criou o software que captava as redes wi-fi, incluíram um programa experimental que recolhia amostras de todas as informações que trafegavam nas redes abertas.

"É mais um exemplo de como a empresa não se detém a todas as informações que recolhe", afirmou, Jeffrey Chester, diretor executivo do Centro pela Democracia Digital ao "WSJ".

De acordo com a reportagem, o Google teve acesso somente a sites e redes que não possuíam senhas. Os dados de movimentações financeiras em sites de bancos, por exemplo, não são possíveis de se captar, pois as páginas são criptografadas, segundo o porta-voz da empresa.

Um porta-voz disse que a empresa continuará a oferecer os produtos.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar