Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE E INTEL DEVEM LANÇAR ´TV INTELIGENTE´

17/05/2010

O Google e a Intel devem anunciar nesta semana uma parceria que pretende revolucionar a indústria de televisores. Ambos trabalham em uma nova plataforma, batizada de "SmartTV", que permitirá o lançamento de aparelhos interativos, conectados à internet.

Segundo o jornal "Financial Times", especula-se que a Sony será o fabricante de televisores contendo o microprocessador Atom, da Intel, e o sistema operacional Android, do Google. O microprocessador é o componente que deixa a TV tão "inteligente" quanto o computador para o desempenho de tarefas. O sistema operacional é um programa que permite a execução dessas tarefas.

Essa combinação será o "coração" de set-top boxes dos televisores Sony que permitirão exibir na tela, durante a programação, caixas de diálogo com Skype, sites de relacionamento, como o Facebook ou o Twitter. Operadoras de telefonia também poderão entrar nesse negócio.

Na Europa, a France Telecom e a Telecom Italia, dona da TIM no Brasil, já se mostraram interessadas em embarcar seus chips 3G nos set-top boxes. Isso significa que, pela rede dessas operadoras, o aparelho se conectaria automaticamente à internet pela rede de uma operadora de celular, além de exibir a programação televisiva.

O avanço dessa tecnologia é recente. A primeira experiência consistente da Intel nesse sentido foi com o Yahoo, em 2008. Neste ano, Samsung, Sony, LG, Sharp e Panasonic vão lançar televisores que permitem a conexão à internet com funcionalidades como videochamadas e "streaming" de filmes por meio de sites como Netflix.

Nesta semana, o Google deve convocar sua comunidade de desenvolvedores (profisisonais que criam programas e soluções ligadas à internet) para criar aplicativos para TV pensando em um modelo que também atraia publicidade.

Especialistas acreditam que a conexão dos televisores à internet (via cabos ou pela rede sem fio) será a maior evolução tecnológica desde a década de 1950, com o surgimento da TV em cores.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar