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USUÁRIO DA CLARO RECLAMA SOBRE RECEBIMENTO DE SMS PUBLICITÁRIO

10/05/2010

Incomodado com o recebimento de mensagens de texto publicitárias de empresas como o Flycel e o Zazzoo a qualquer hora, inclusive durante a noite, o leitor Roberto B. procurou a redação do IDG Now! para comentar sua insatisfação.

Ele alegou estar cadastrado no programa ?Bloqueio de Telemarketing? da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor  de São Paulo (Procon-SP). Além disso, quando renovou o contrato com a operadora, não autorizou o envio de torpedos publicitários.

Em resposta, a Claro informou que o usuário não receberá mais mensagens publicitárias da operadora, bem como mensagens que estejam vinculadas a algum agregador ou parceiro da empresa. No entanto, a companhia afirma que não pode se responsabilizar pelo envio de mensagens feito a partir da interação do cliente via internet ou SMS com esses mesmos agregadores.

A Claro ainda acrescentou que, em relação a mensagens geradas a partir de números como os do Ultramob, Stars e do site Psyelectrobar, trata-se de uma mensagem comum, enviado por um número de linha e nesses casos, nenhuma operadora tem meios para controlar ou bloquear o envio.

Procurado pela redação, o Procon recomendou ao usuário que volte a procurar o serviço, explicando que houve falha no bloqueio de ligações e de SMS, para que seja possível retomar o contato e exigir o cancelamento dos anúncios das empresas de telemarketing.

Legislação

Desde 1.º de maio deste ano as operadoras estão proibidas de enviar mensagens publicitárias via celular sem autorização dos usuários, segundo uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).  A proibição vale para todos os contratos novos, mas clientes antigos também podem solicitar às operadoras a suspensão do envio desse tipo de mensagem.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
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