Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FACEBOOK DIZ QUE SEUS USUÁRIOS ESTÃO CONTENTES COM PRIVACIDADE

10/05/2010

A rede social Facebook tem sido alvo de críticas pesadas sobre suas novas configurações de privacidade, além de um bug que deixou vazar conversas de bate-papo na rede social para os contatos dos usuários.

O diretor de desenvolvimento de rede do Facebook, Ethan Beard, defendeu a posição da empresa em uma entrevista ao Computerworld norte-americano, afirmando que os usuários estão contentes com as recentes mudanças no serviço, apesar da controvérsia gerada por analistas e comentários na rede. Segundo ele, os milhões de usuários do Facebook se juntaram à rede social especificamente para compartilhar informações.

Beard também comentou sobre a polêmica das configurações de privacidade, que tornam informações dos usuários disponíveis publicamente como padrão, além de notícias sobre o Chief Executive Officer (CEO) do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmando que as pessoas não deveriam esperar ter privacidade online.

O que gerou a falha que expôs chats privados no Facebook?
Não tenho conhecimento sobre s especificidades disto. Nós consideramos a privacidade, muito, muito seriamente aqui. tentamos dar aos usuários controle sobre a privacidade de seus dados. Em casos em que você enfrenta problemas técnicos, nós trabalharemos para solucioná-los muito rapidamente.

O senhor ficou surpreso com o nível das críticas aos planos do Facebook de permitir que informações dos usuários fossem compartilhadas com sites parceiros?
De certa forma, sim. Pensamos muito sobre nossos usuários e na privacidade quando estamos criando produtos. Nossa missão é assegurar que estamos agradando os usuários. Acho que a resposta dos usuários que estamos observando sobre os produtos que lançamos [na conferência de desenvolvedores F8, do Facebook, em abril] foi bastante positiva. As pessoas estão concordando ativamente em se engajar na web social. Acho que muitas opiniões não estão partindo necessariamente dos usuários. Há muito interesse da mídia, de organizações a executivos. Mas para ser honesto, a resposta do usuário tem sido incrivelmente positiva.

O senhor está dizendo que a indignação tem se concentrado na imprensa?
Eu não posso dizer de onde está vindo, mas os usuários estão muito satisfeitos com isso.

Como o senhor responde àqueles que dizem que navegar pelas configurações de privacidade do Facebook é complicado e confuso?
Acho que a privacidade é um assunto complicado e a visão de cada indivíduo sobre ela é bastante diferenciada. A forma como eu penso sobre privacidade e como eu quero compartilhar a minha informação é provavelmente muito diferente da sua. Ela exige que criemos ferramentas muito sofisticadas para lidar com todas essas nuances e para que as pessoas tenham controle que querem. Assim você acaba gerando controles sofisticados, que ser tornam bastante complicados de usar. Nós tentamos criar um equilíbrio entre os dois.
Vocês estão trabalhando para facilitar as configurações de privacidade?
Estamos sempre procurando fazer o nosso melhor e tornar os controles simples de usar. Nós não temos quaisquer alterações específicas para comentar agora.

Modificar as configurações de usuários para ?opt-out? nos ajustes de privacidade não resolveria alguns problemas?
A razão pela qual as pessoas usam o Facebook envolve compartilhar informações com seus amigos e se conectar com coisas que são importantes para eles. Partilhar não é inerentemente uma atividade privada. Freqüentemente, descobrimos que as pessoas querem compartilhar mais amplamente. [Por este motivo] não é possível iniciar [o perfil] completamente privado. Isso não serve ao propósito de ajudar as pessoas a compartilhar informações.

As preocupações dos senadores norte-americanos elevam o debate sobre questões de privacidade no Facebook?
Este é um testemunho do impacto que estamos gerando no mundo.

Como o Facebook e as redes sociais em geral mantêm o fenômeno de crescimento observado atualmente e evitam se tornar apenas uma moda passageira?
O aspecto social sobre o que está ocorrendo na web não é novo. Antes da internet, as primeiras aplicações construídas... foram feitas para a comunicação. O e-mail foi uma das primeiras. [Encontrar meios] de se conectar com as pessoas e compartilhar com elas tem ocorrido há para milhares e milhares de anos. A informação que realmente interessa é a informação que partilhamos uns com os outros. Eu não acho que isso é um modismo. Eu acho que é parte de uma tendência histórica de longo prazo.

Em quais recursos novos vocês estão trabalhando agora?
Nós trabalhamos muito duro para ter tudo pronto para o F8 duas semanas atrás. Para ser honesto, estamos tomando um pouco de fôlego.

As recentes afirmações do Chief Executive Officer (CEO) do Facebook, Mark Zuckerberg, dizendo que não se preocupa com a privacidade têm causado muitos problemas para a empresa?
Eu não acho que o Mark Zuckerberg realmente disse isso. A quantidade de tempo, energia, esforços e recursos para nos certificarmos de que nossos usuários têm controle é uma prova de como importante que nossos usuários tenham privacidade. Qualquer contrária não é verdadeira.
 
 
 
Fonte: IDgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar