Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE: HTML5 ESTÁ PRONTA PARA USO, APESAR DAS DISPUTAS

03/05/2010

Apesar das preocupações com sua finalização, que parece estar longe de ocorrer, a HTML5 está pronta para uso, pelo menos nas principais plataformas e para a maioria das tarefas, garantiu um engenheiro do Google.

"Dependendo de quem você consulta, a HTML5 já está pronta, ou não estará pronta até 2022", disse Mark Pilgrim, divulgador do Google entre os desenvolvedores, na conferência WWW2010, que ocorreu esta semana nos EUA. "E as duas respostas estão certas - vai depender de como você define ´pronto´".

É claro que, com a diretiva de Steve Jobs para que os desenvolvedores web usem HTML5 em vez do Adobe Flash, para renderização de páginas web e aplicações ricas de internet (RIA, na sigla em inglês) visíveis no iPad, tornou-se urgente saber se a HTML5 está mesmo pronta para o trabalho.

E nem todo mundo está convencido da maturidade desta tecnologia.

"É possível que no longo prazo a HTML5 se torne um substituto aceitável para alguns tipos de plataforma RIA, mas ela ainda não chegou lá. A HTML5 terá um impacto significativo no modo como as aplicações web serão construídas - mas como um  complemento às plataformas RIA, não como um substituto", concluiu o analista da Forrester, Jeffrey Hammond, em um relatório divulgado na semana passada.

Pronta para uso
Em sua apresentação, Pilgrim, que também escreve um livro sobre a próxima geração dessa linguagem, resumiu os principais novos recursos da HTML5, destacando que navegadores dão suporte a quais recursos. Ele descreveu sua apresentação como uma sequência da conferência Google 2009 I/O do ano passado, no qual o vice-presidente de engenharia Vic Gundotra proclamou orgulhosamente que a HTML5 estava pronta para uso.
 
 
 
Fonte: IDGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar