Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

O QUE FALTA PARA A BANDA LARGA DESLANCHAR DE VEZ NO BRASIL?

03/05/2010

A penetração de banda larga no Brasil é uma das mais baixas do continente sul-americano. Em cada grupo de cem habitantes, apenas 5,98 tem acesso ao serviço, em média - um índice que deixa o País atrás de Chile (10,39), Argentina (10) e Uruguai (9,97), por exemplo. O País tem hoje, entre conexões fixas e móveis, 15 milhões de assinantes de banda larga, aponta o Barômetro Cisco de Banda Larga 2005-2010.

Apesar do potencial para expansão, os dados de expansão da banda larga no país sugerem uma acomodação, mostra o estudo da Cisco. Desde 2001, o crescimento anual relativo tem diminuído, de 107,9% em 2002 para 16,5% em 2008, em relação a 2007. Em 2009, um sinal de fôlego: o crescimento no primeiro semestre em relação ao fim de 2008 foi de 26,4%. Mas o segundo semestre cresceu apenas 4,1% em relação ao primeiro. Por que, se há tanta demanda?

?Não é que o serviço tenha chegado à saturação?, esclarece o diretor geral da Cisco para o segmento de provedores de serviço, Anderson Abreu. ?É que as operadoras não estão dando vazão à procura?, conta.

Mais rentáveis
O diretor estima que, das quase 5,7 mil cidades brasileiras, as operações de banda larga mais lucrativas concentram-se num grupo de 200 a 300 localidades. ?E mesmo essas cidades não estão totalmente cobertas?, revela. ?Para atingir novos usuários, as operadoras terão que ir a novas cidades, e isso aumenta o custo de backhaul?, que é como são chamados os links entre a rede central (backbone) e as subredes. ?Instalar fibra [óptica] não é uma coisa barata, ainda mais em um país de dimensões continentais.?

Uma alternativa para levar a banda larga a mais cidades seria por meio do Plano Nacional de Banda Larga. No entanto, o governo federal tem adiado repetidamente a apresentação dos detalhes de implantação do plano, que promete estender o serviço a metade dos domicílios brasileiros.

 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar