Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

FUTEBOL É MOTIVO DE BRIGA ENTRE GLOBO E TERRA

03/05/2010

O futebol virou motivo de discórdia entre a Rede Globo e o portal Terra. Na noite dessa quarta-feira 28, a emissora de TV divulgou um comunicado, assinado pela Central Globo de Comunicação, no qual comunicava uma vitória judicial sobre o portal de internet a respeito dos direitos de transmissão de imagens de jogos de futebol.

A emissora reclama que o Terra estaria usando imagens de jogos de futebol transmitidos pela Globo em tempo quase real das partidas, ferindo, assim, o direito de exclusividade detido pela TV. A Globo ainda alega que as imagens estariam sendo disponibilizadas no Terra junto com a comercialização de pacotes de patrocínio, o que desrespeitaria a Lei Pelé.

Por conta disso, a Globo entrou com um processo e obteve nessa quarta-feira 28 uma liminar na 8ª Vara Civil do Rio De Janeiro, impedindo o Terra de utilizar as suas imagens. Procurada pela reportagem de M&M Online, a Rede Globo negou-se e a fornecer maiores informações do processo e a detalhar o caso. O portal Terra informou a reportagem que não se pronunciaria sobre o assunto porque, até o momento, não havia sido intimado oficialmente.

A Lei Pelé

No dia 9 de feveiro, a Câmara dos Deputados aprovou algumas mudanças na Lei Pelé, que tem o intuito de regulamentar os negócios entre os clubes de futebol e sua relações com os veículos que realizam a cobertura da modalidade esportiva. Segundo as emendas da Lei, ficou atestado que as emissoras e veículos que não possuem os direitos de transmissão de campeonatos e torneios poderão utilizar imagens, desde que a exibição delas tenha fim jornalístico, educativo ou desportivo.

O texto também salienta que as imagens exibidas por essas emissoras que não possuem direito de transmissão não podem ultrapassar o período máximo de 90 segundos. A Lei também determina que fica proibida a associação dessas imagens com qualquer tipo de patrocínio ou propaganda.
 
 
Fonte: M&M Online

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar