Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PRECAUÇÕES BÁSICAS TORNAM USO DE REDES SOCIAIS MAIS SEGURO

26/04/2010

A privacidade pode ser tênue quando você está on-line, mas é possível fazer pequenos ajustes nos seus perfis das redes sociais para que menos informações estejam abertas a todos.

Além disso, é bom avaliar os comentários que você coloca na rede. A dica dos especialistas procurados pela Folha é que você seja criterioso em relação ao que publica na rede.

Veja dicas para ajustar perfis:

Facebook

Em www.facebook.com/safety, está disponível o centro de segurança do site. Se você tem filhos, é educador ou é adolescente, existe material específico para leitura.

Em geral, a política de privacidade do Facebook se divide em três níveis: Apenas amigos, Amigos de amigos e Todos. Nas configurações, você pode escolher para qual nível quer que os dados sejam mostrados.

Segundo o Facebook, "você possui também um conjunto de informações públicas, que ajudarão seus amigos a lhe encontrar e a conectarem-se a você: seu nome, foto do perfil, gênero e qualquer conexão que você tenha feito".

Apesar disso, você pode esconder algumas dessas informações indo à página do seu perfil e clicando nos pequenos ícones em forma de lápis que existem nas caixas que guardam informações.

Para controlar outras informações, vá a Conta e depois a Configurações de privacidade. São cinco campos a serem ajustados. Veja exemplos:

Em Informações do perfil, você configura informações do seu perfil, como a biografia e as fotos. Nessa fase, pode escolher, para cada informação, em qual dos níveis ela será vista.

Também é possível criar uma lista específica de pessoas para qual os itens poderão ser mostrados.

É nessa parte do processo que você controla quem poderá escrever no seu Mural.

Já em Informações de Contato, você controla como os usuários terão acesso a dados como seu endereço e telefone.

No item Aplicativos e Sites, você gerencia aplicações e sites que funcionam dentro do Facebook, o que inclui jogos como o Mafia Wars e o FarmVille. É importante saber que esses programinhas usam as informações que você colocou disponível para Todos, além das já públicas, para funcionar.

Também é o momento de se livrar dos incômodos convites para fazer parte de jogos no Facebook. Clique em Ignorar convites para aplicativos e escolha de quais amigos você quer ignorar as requisições.

Ao postar comentários no Mural é possível ajustar o nível em que cada post será mostrado. Clique no cadeado ao lado de Compartilhar e escolha.

Veja mais explicações em bit.ly/facebpriv.

Twitter

No Twitter, as opções para a configuração da privacidade são mais simples. Para controlar quem vê seus posts, vá a Settings, depois a Tweet Privacy, e escolha Protect my Tweets.

O microblog também dá a opção de colocar sua localização nos tuítes. Verifique em Tweet Location, ainda em Settings.

Em Connections, você controla os serviços que permitiu que se integrassem à sua conta --como o Foursquare ou os jogos que postam automaticamente seus resultados no Twitter. Você pode cancelar o acesso desses programinhas clicando em Revoke Access.

Orkut

No Orkut, as configurações são feitas em Configurações e depois em Privacidade.

Lá, você seleciona opções como se quer ser marcado em fotos de amigos, mostrar quem visita seu perfil (e deixar que as pessoas saibam que você as visitou) e restringir quem vê determinadas partes do seu perfil.

A restrição para as fotos pode ser feita a cada álbum. Quando você vai para sua lista de álbuns a opção Quem pode ver mostra para qual nível as informações estão sendo mostradas. Você pode escolher Só alguns amigos, Meus amigos do Orkut ou Todos do Orkut.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar