Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE PROPÕE RECURSO DE IMPRESSÃO ATRAVÉS DA WEB PARA O CHROME OS

20/04/2010

O Chrome OS está em desenvolvimento aberto desde novembro e, nos últimos meses, diversas questões sobre o sistema apareceram ? junto de algumas soluções tecnicamente viáveis, é claro. Mas a última delas ganhou destaque ontem de manhã, quando o Google anunciou que suportará impressão de documentos através de computadores 100% baseados na web.

src=http://macmagazine.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/04/16-cloudprint-550x208.gif

Devido ao fato de não oferecer qualquer interação entre usuário e máquina além do próprio browser, o Chrome OS foi considerado controverso para tarefas como essa. A solução que o Google espera usar nesse caso é o Cloud Print, um serviço que os usuários do seu sistema desktop poderão usar para enviar documentos às impressoras através da web, desde que elas suportem conexão direta entre a nuvem (e teoricamente, o usuário conectado a ela) e uma interface de rede integrada.

Esse suporte poderá ser constituído de duas formas diferentes: a primeira é usando um modelo recente de impressora que suporte conexão direta com a nuvem sem hardware extra; já a segunda é conectar uma impressora atual a um proxy de rede ou computador e estabelecer uma conexão entre eles e a nuvem para o envio de trabalhos de impressão. Se a ideia for colocada em prática conforme prometido, a gigante de buscas criará uma eficiente solução para enviar documentos a uma impressora em qualquer lugar do mundo.

O que ainda não foi decidido é como uma impressora será capaz de manter uma conexão direta com um serviço do Google (mesmo sendo uma das mais recentes), isso sem falar em um método para lidar com a privacidade de determinadas impressoras para os seus respectivos donos. Para isso, a tecnologia Cloud Print criada internamente pela empresa foi hospedada em um projeto de código aberto, com a premissa de que atrairá interessados em aprimorá-la até o lançamento do Chrome OS. Imagino que fabricantes de hardware se interessarão bastante por isso.
 
 
 
 
Fonte: MacMAgazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar