Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

RÁDIO DIGITAL NOS EUA GANHA APOIO DO GOVERNO

15/04/2010

Enquanto o Brasil ainda discute um padrão para a implementação do rádio digital, nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comunicação aprovou um incremento de qualidade para as estações de rádio FM que transmitem com tecnologia HD digital IBOC.

A reinvidicação já vinha sendo feita pelo setor há pelo menos dois anos, para que a área de cobertura das estações FM se equiparasse ao sinal analógico e também para deixar seus canais digitais com faixas múltiplas mais robustos para os receptores portáteis digitais que estão no mercado. 

O  sistema de rádio digital nos Estados Unidos foi implementado em 2006 e, quatro anos depois, cerca de 15% das emissoras de rádio do país estao digitalizadas - ou seja, do total de 13 mil estações, apenas duas mil migraram para padrão digital IBOC. Para Ronald Barbosa, assessor técnico da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e diretor de rádio da SET, a demora na digitalizacao das radios no mercado americano tem algumas razões, como a concorrência feita pelo rádio por satélite e a crise economica. "O radio por satélite ja chegou a ter 20 milhões de assinantes nos Estados Unidos, mas atualmente este número não passa de 3 milhões. O sistema não pegou porque o consumidor tem de pagar pelo serviço. Já o sistema Iboc é evolutivo", comenta Barbosa.

Outro detalhe técnico apresentado durante a NAB Show 2010 em relação às rádios digitais foi o investimento em corrigir as perdas de pico de sinal. Mas Barbosa destaca que o grande ponto da questão do rádio digital são os receptores. Dos 800 milhões de aparelhos que existem nos Estados Unidos, apenas 2 milhoes sao digitais. " As pessoas nao entram em uma loja para comprar rádio, mas querem que o rádio esteja integrado a outros equipamentos, como celulares, computadores, etc", lembra.

Presente em diversas discussões durante a feira de entretenimento e tecnologia de Las Vegas, os receptores digitais estarão cada vez mais disponiveis em diversos modelos e marcas de carros e diferentes tipos de receptores, incluindo mais celulares. Pela primeira vez, o AM também será incluido em um novo rádio HD digital portátil. A Sangean planeja introduzir dois modelos em 2010: o primeiro suportará recepção AM analógica assim como FM analógica e digital. O segundo modelo incluirá ambas recepções - analógica e digital - AM e FM.
 
 
Fonte: M&M Online

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar