Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SKY FINALIZA TESTE DE WIMAX

15/04/2010


 
 
Obstáculos impedem as empresas, no Brasil, de fazer ofertas de banda larga em WiMAX
A Sky, operadora de TV paga via satélite que tem quase dois milhões de assinantes, anunciou nesta segunda-feira 12, em Brasília (DF), a finalização de três meses de testes na tecnologia WiMAX (banda larga para dispositivos móveis e fixos) na faixa de frequência de 2,5GHz (MMDS). A intenção da operadora é se lançar como player de banda larga em alternativa às ofertas 3G (móveis), ADSL (fixas) e cabo (TV por assinatura).

O próximo passo é superar os obstáculos que impedem as empresas, no Brasil, de fazer ofertas de banda larga em WiMAX: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem conduzido um lento processo para a nova regulamentação que define o uso da faixa de 2,5 GHz (MMDS) e precisa, também, homologar os equipamentos de WiMAX para que as ofertas comerciais baseadas nessa tecnologia sejam viáveis.

O anúncio foi feito pelo diretor de TI e novos negócios da Sky, Roger Haick. "É o primeiro teste de banda larga fixa e móvel feito no Brasil para a faixa de 2,5 GHz. Não pretendemos oferecer telefonia (que seria triple play - voz, vídeo e dados). Atualmente, temos dificuldades nas nossas vendas porque o consumidor quer banda larga junto com TV paga. Portanto, resolvemos entrar nesse negócio (de banda larga) para complementar a nossa oferta (que atualmente é apenas de TV paga)", afirma Haick.

Segundo o diretor, a banda larga em WiMAX está pronta para ser operada, depois de feitos os testes. Foram usados três sites (estações radiobase - ERBs) em Brasília, em regiões urbanas (Pátio Brasil) e denso-urbanas (Águas Claras e Taquatinga). A banda larga no padrão WiMAX oferece capacidade de transmissão a 10 Mbps e tanto pode ser usada (desde que regulamentada) em dispositivos móveis (padrão 802.16d) quanto fixos (padrão 802.16e). A atual regulamentação em vigor no Brasil não permite, no entanto, que se use o padrão 802.16d, que oferece mobilidade do WiMAX. No mundo, há 5 milhões de usuários da tecnologia WiMAX, que cobre 620 milhões de pessoas com suas redes.
 
 
 
 
Fonte: M&M Online

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar