Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CONEXÃO SEM FIO À INTERNET DE 21 MBPS POR 44 REAIS? NA ÁUSTRIA TEM

14/04/2010

Operadoras tem oferecido pelo mundo serviços de banda larga móvel de até 21 Mbps via tecnologia HSPA, mas com preços que variam dramaticamente, de 75 dólares mensais na Austrália a apenas 25 dólares na Áustria.

O pacote de serviços também varia. A quantidade de dados incluídos na mensalidade de HSPA varia de 5 GB a 20 GB, e pelo menos um provedor ? o StarHub, de Cingapura - permite aos usuários navegar à vontade.

Operadoras como a Telstra da Austrália cobram mais por causa de questões ligadas à competição, explica o diretor de pesquisas do Gartner, Nick Ingelbrecht. A Telstra cobra mais por que tem a mais cobertura, bom backhaul, recursos de marketing e diversas oportunidades de venda cruzada, diz.

Do outro lado do espectro de preços está a austríaca Mobilkom, que cobra 25 dólares (44 reais) por mês por 19 GB. O preço baixo resulta de uma guerra comercial no mercado móvel da Áustria, segundo porta-voz da operadora.

Geografia também pode explicar as diferenças de preço. Oferecer cobertura em um país pequeno é muito mais barato que montar uma rede nacional em países como a Austrália, que é 90 vezes maior que a Áustria.

Concorrência com ADSL
Mas competição nem sempre é sobre disputa de preços por diversas operadoras. A oferta barata de conexão ADSL também pode influenciar bastante, lembra Peder Ramel, CEO da 3 Scandinavia, que na Suécia cobra 35 dólares mensais por um serviço de 21 Mbps.

?Foi apenas quando baixamos nossos preços para nos equipararmos ao ADSL que as vendas de banda larga móvel decolaram?, disse Ramel.
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar