Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

USO DA WEB E POSSE DE PC EM CASA TÊM CRESCIMENTOS RECORDES NO BRASIL

07/04/2010

O número de domicílios brasileiros em área urbana que têm computador alcançou seu melhor desempenho nos últimos cinco anos. Segundo a 5ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil  ? TIC Domicílios 2009, divulgado nesta terça-feira (6/4), o Brasil fechou o ano com 36% das casas com pelo menos um PC, um salto de 29% sobre o índice de 2008. O acesso à internet também cresceu, com 27% das residências brasileiras declarando acesso à web (em 2008, apenas uma em cada cinco casas contava com acesso à internet).

O número de computadores sem acesso à web ainda apresentam taxa média d crescimento maior do que os domicílios que contam com acesso. Segundo o TIC Domicílios 2009, a posse de computadores pessoas em casas, entre os anos de 2005 e 2009, cresceu 21%. Os números mostram que em 2005 havia uma diferença de quatro pontos percentuais entre o número de casas que tinham computadores (17%) e aquelas que também contavam com acesso à internet (13%).

Mas em 2009, essa diferença aumentou para nove pontos percentuais: enquanto 36% dos domicílios urbanos no Brasil têm pelo menos um computador, apenas 27% das casas acessam a internet. Segundo o relatório, existem hoje cerca de 4 milhões de computadores na região urbana e quem não contam com qualquer tipo de acesso à web. Considerando as regiões urbanas, o número de residências com pelo menos um PC, mas sem acesso à internet chega a 5 milhões.

Computador e Acesso à web
% sobre total de domicílios (urbanos)

tic_2009

Fonte: TIC Domicílios 2009


Diferenças regionais
A região Nordeste do Brasil além de registrar um desempenho abaixo da média nacional também é a que tem a menor taxa de crescimento. Tais diferenças, segundo o relatório, ?pressupõem um possível crescimento das desigualdades digitais no País ao longo dos próximos anos?.

As regiões Norte e Nordeste são as que têm as proporções mais baixas em relação a domicílios com acesso à web ? ambas com 13%. No comparativo sobre domicílios com internet, temos: Sudeste (35%); Sul (32%); e Centro-Oeste (28%) ? todos com penetração acima da média nacional (27%).

Domicílios com acesso à web
% sobre total de domicílios (urbanos)

 

tic_2009_regional
Fonte: TIC Domicílios 2009


Apesar da baixa penetração, o relatório TIC 2009 mostra que, nos últimos cinco anos, a região Norte apresenta a maior taxa de crescimento no número de domicílios urbanos com acesso à web (25%), bem acima dos 15% registrado no Nordeste e superior até dos que as regiões mais desenvolvidas: Sudeste (22%); Sul (21%); e Centro-Oeste (20%).

O TIC Domicílios 2009 foi elaborado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) e, pelo segundo ano consecutivo, incluiu nos dados analisados informações da área rural do Brasil. O relatório foi divulgado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
 
 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar