Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

WINDOWS 7 CHEGA A 10% DO MERCADO QUASE UM ANO ANTES DO VISTA

06/04/2010

O Windows 7 atingiu a marca de 10% de fatia de mercado, de acordo com a empresa de pesquisas Net Applications. Comparado ao seu antecessor Vista, o porcentual foi atingido em um período de tempo quase um ano menor.

Mas o crescimento do Windows 7 ainda precisa causar impacto na fatia global da Microsoft no mercado de sistemas operacionais,que retornou à sua costumeira tendência de queda no mês passado depois de um mês de crescimento.

A fatia global dos sistemas Windows caiu para um porcentual de 91,6%, meio ponto a menos que em fevereiro.

Mais uma vez o novo sistema operacional da empresa canibalizou as fatias do Windows XP e do Vista. O Windows XP caiu um ponto, para 64,5%, enquanto o Vista perdeu meio ponto, para 16%.

O Vista parece caminhar rapidamente para lugar nenhum. Março foi o quinto mês consecutivo em que a versão perdeu mercado. Se o Vista mantiver a trajetória dos últimos três meses, ele cairá para menos de 10% antes do fim de 2010.

As rotas do Windows 7 e do Vista deverão se cruzar em junho. Neste mês, as projeções indicam que o Windows 7 se tornará o segundo sistema mais utilizado da Microsoft.

XP ainda vive
O Windows XP ainda responde pela maioria das edições do Windows em uso. Em março, mais de 70% dos computadores usando Windows rodavam XP, que tem três anos de vida pela frente até que a Microsoft puxe o plugue do serviço de suporte em meados de abril de 2014.

Os ganhos do Windows 7 mostram alguns sinais de desaceleração, de acordo com Aliso Viejo, da Net Applications. O aumento de 1,5 ponto em março foi menor que a média de crescimento de 1,7 ponto entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010.

Mesmo assim, o Windows 7 atingiu a marca de 10% quase um ano antes que o Vista. O Windows 7 atingiu a marca cinco meses depois de seu lançamento público. O Vista não atingiria esta marca até maio de 2008, 16 meses depois de sua estreia no varejo.

Enquanto isso, a fatia de mercado do Mac OS X cresceu 0,3 ponto no mês passado. O sistema da Apple terminou março com uma fatia de 5,3%. O aumento reverte uma tendência de queda que fez o Mac OS X perder mercado em três dos quatro meses anteriores. O aumento de março foi o maior já conquistado pelo Mac OS X desde dezembro de 2008.

Opção móvel
Mas, para o vice-presidente executivo de marketing da Net Applications, Vince Vizzaccaro, a notícia não foram os 10% alcançados pelo Windows 7 e sim o crescimento contínuo na adoção de aparelhos móveis para navegação online.

Pelos números da Net Applications, os sistemas operacionais móveis equiparam 1,7% de todos os hardwares usados para acessar a web. O acréscimo é de 0,15 ponto, o dobro da fatia de agosto de 2009. "O crescimento móvel agora é mais uma curva do que uma reta", observou Vizzaccaro.

A Net Applications mede o uso de sistemas operacionais por meio da análise de um conjunto de 160 milhões de visitantes únicos mensais nos sites de seus clientes. Os dados de março estão disponíveis no site NetApplications.com.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar