Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GIGANTES DA INTERNET NEGOCIAM CRIAÇÃO DE ´LISTA BRANCA´ DE USUÁRIOS IPV6

29/03/2010

Os maiores provedores de conteúdo da internet - incluindo Google, Yahoo, Netflix e Microsoft - conduzem negociações preliminares para a criação de uma lista compartilhada de usuários capazes de acessar seus sites via IPv6, a tão aguardada atualização do principal protocolo da internet.

Uma "DNS Whitelist for IPv6" ("lista branca de DNS para IPv6") seria uma lista de endereços IP que já contam com conectividade IPv6. Os provedores poderiam usar essa lista para servir conteúdo aos endereços IP nela incluídos via IPv6 em vez de IPv4, que é a versão atual do protocolo da internet.

Visitantes não listados na DNS Whitelist receberiam conteúdo em IPv4.

Controversa
A lista compartilhada de IPs é uma proposta controversa. Provedores de conteúdo dizem que essa é a única solução viável para oferecer serviços IPv6 hoje. Já os provedores de acesso argumentam que a manutenção dessa lista será um fardo administrativo no futuro.

A ideia de criar uma Whitelist para o IPv6 foi discutida no encontro realizado esta semana pela Internet Engineering Task Force (IETF), grupo responsável pelos padrões IPv6 e IPv4.

A infraestrutura da internet está migrando para o IPv6 porque a capacidade de endereçamento do IPv4 está se esgotando. O IPv4 usa endereços de 32 bits, suficientes para endereçar 4,3 bilhões de aparelhos conectados diretamente à internet. O IPv6, por sua vez, usa endereços de 128 bits e suporta um número praticamente ilimitado de aparelhos.

Especialistas preveem que os endereços IPv4 remanescentes serão distribuídos até 2012. Em janeiro, representantes regionais dos registradores de internet anunciaram que apenas 10% dos endereços IPv4 permaneciam disponíveis.
 
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar