Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PROJETOS NO OPEN HACK DAY FOCAM SERVIÇOS BASEADOS EM REDES SOCIAIS

23/03/2010

Os projetos destinados às redes sociais e serviços de localização por GPS dominaram os dois dias (20 e e 21/3) de programação do Open Hack Day, evento organizado pelo Yahoo! Cinquenta projetos foram apresentados pelos hackers a uma banca formada por profissionais de TI e executivos da empresa.

Os aplicativos criados englobam indicadores de tráfego, localizadores de bares e um sistema de relacionamento para os geeks mais tímidos, entre outros. A criatividade dos programadores levou até ao desenvolvimento de um pequeno robô comandado por twets. Para cada post inserido, o robô demonstrava um movimento diferente, entre eles, dança e canto.

?Hoje em dia é quase impossível pensar em inovação sem utilizar essas mídias. Prestamos atenção aos acontecimentos a nossa volta, mas nunca sem abandonar as redes para informar sobre todos os passos que estão sendo dados. ?, diz o estudante Rafael Bitencourt, um dos visitantes do evento.

Na avaliação do diretor sênior de produtos de plataforma aberta do Yahoo, o norte-americano Cody Simms, as mídias sociais têm papel importante na evolução da internet. "Acreditamos que a próxima maneira de descobrir, dividir e buscar conteúdo, para todos os canais nas rede, será por meio das redes sociais".

Hackers do momento

O aplicativo F-1 Results, desenvolvido pela equipe Social Minds, levou o prêmio do júri especializado e do público.  A plataforma apresenta os resultados e estatísticas das corridas de Fórmula 1, além do histórico completo de todos os grandes prêmios já realizados pela categoria.

?Nossa idéia surgiu do site Wii Love Mario Kart. Lá, estão inseridas, estatísticas, chats e a descrição dos competidores de um campeonato realizado por amigos do tradicional jogo da Nintendo?, afirmou um dos integrantes da equipe vencedora, o programador Daniel Rodrigues.

Além de Rodrigues, o Social Minds é formado por Irae Carvalho e Fábio Dan, todos programadores. Para o grupo, que já trabalha com internet há mais de cinco anos, o evento serviu de inspiração para o desenvolvimento rápido de projetos.

?Muitas das coisas feitas num evento como esse demorariam dias se fossem feitas em casa. Com todo o ambiente oferecido aos hackers, os projetos podem ser realizados mais rapidamente?, explica Carvalho. O Yahoo! colocou à disposição dos participantes uma equipe especializada para tirar dúvidas e prestar auxílio aos participantes.

Entre os outros projetos premiados no Hack Day estão o sistema para consulta online de filmes em exibição Filmes.cc, o aplicativo para publicação de slides em microblogs SlideMeme e o Infraero Parser, buscador de dados da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária.

De acordo com as regras do Open Hack Day, os programadores têm 24 horas para desenvolver os seus projetos e dois minutos para exibi-los para público e júri. A versão 2010 do Open Hack Day levou cerca de 250 participantes ao evento, informou a assessoria de comunicação do Yahoo.

Tecnologia a serviço do bem-estar

Diante de hackers cansados e famintos, a organização do evento não deixou ninguém na mão. Rede Wi-Fi, PS3 e mesa de pebolim contribuiram para a distração do publico presente. Outro fator positivo ressaltado pelos participantes foi o serviço de alimentação oferecido.

Com direito a garçon e chefes de cozinha, os geeks foram abastecidos com refrigerantes, refeições quentes e doces. Em torno deste contexto, ficou impossível evitar comparações. "O ambiente criado pelo Yahoo foi muito bom. Temos banheiros limpos, música ambiente e auxilio de profissionais de TI. A Campus Party deveria aprender com eles", afirma o programador Fábio Dan.

 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar