Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CLOUD COMPUTING: OPORTUNIDADE PARA MERCADO DE SOFTWARE CHINÊS

12/03/2010

O cloud computing, ou computação em nuvem, um modelo crescente de negócios no setor de tecnologia, em que se pode fornecer serviços diretamente pela Internet, sem precisar de um software físico, oferece uma boa oportunidade para a China finalmente desenvolver seu mercado de softwares, de acordo com um veterano do setor no país.

Kai-Fu Lee, que recentemente renunciou de seu cargo como chefe de operações do Google na China, disse que o tipo de pirataria que aflige a indústria de tecnologia chinesa seria praticamente impossível com cloud computing, em que empresas ou indivíduos pagam para ter acesso a serviços hospedados em outro computador.

"A China tem sofrido com a pirataria nos últimos 20 anos e isso infelizmente fez com que não desenvolvêssemos uma indústria de software", disse Lee à Reuters durante encontro do setor de tecnologia em Abu Dhabi.

"Mas isso é irrelevante agora, porque a distribuição de softwares está se deslocando da embalagem física, de licenciamento do usuário, para a distribuição pela Internet, através da nuvem. E quando você está na nuvem, você tem que pagar", afirmou.

Lee saiu do Google no ano passado, poucos meses antes de a empresa revelar que foi alvo de um ataque de hackers que a levou a ameaçar sair da China. O Google atualmente negocia com o governo chinês e espera anunciar uma solução em breve.

Lee também foi chefe de operações da Microsoft na China e abriu um fundo de investimentos de 115 milhões de dólares, a Innovation Wirks, para investir em empreendimentos no setor de Internet móvel, comércio online e computação em nuvens, na China.
 
 
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar