Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EX-CEO DA SUN REVELA QUE STEVE JOBS TAMBÉM AMEAÇOU PROCESSÁ-LA EM 2003

10/03/2010

Hoje cedo, publicamos um artigo no qual abordamos as nuances do processo da Apple contra a HTC ? que é um pouco mais do que parece, afetando indiretamente outras empresas. Coincidentemente (ou não), Jonathan Schwartz, ex-CEO da Sun Microsystems, publicou à tarde em seu blog pessoal um texto revelando que ele mesmo já foi ameaçado por Steve Jobs numa situação semelhante, só que há sete anos.

Comentando detalhes sobre essa guerra de patentes da Apple (que há um tempo tinha a Microsoft como protagonista), ele conta que em 2003 Steve Jobs convocou uma reunião com a Sun para falar sobre o assunto, logo depois que ela apresentou um protótipo de desktop Linux chamado Project Looking Glass.

Steve Jobs ligou para o meu escritório dizendo que os efeitos gráficos [do Project Looking Glass] estavam ?passando por cima de toda a propriedade intelectual da Apple?. Se déssemos prosseguimento à sua comercialização, ele ?simplesmente iria nos processar?.

Sem intimidar-se por Jobs, Schwartz conta que na ocasião resolveu provocar o CEO da Maçã afirmando que o Keynote lembrava muito um concorrente no ramo de criação de slides chamado Concurrence. Este foi construído pela Lighthouse Design, companhia co-fundada por Schwartz e que em 1996 viria a ser adquirida pela Sun.

Ironicamente, a Lighthouse especializou-se em desenvolver aplicativos para o NeXTSTEP, sistema operacional baseado em Unix que se tornou a base do Mac OS X ? depois que a Apple comprou a NeXT e trouxe Steve Jobs de volta ao seu comando, no final de 1996. Por muito tempo Jobs usou o Concurrence em suas apresentações, por isso Schwartz acredita que ?é bem óbvio onde ele tirou inspiração [para criar o Keynote]?.

Se quiser continuar lendo sobre essas histórias, siga para o texto original: Good Artists Copy, Great Artists Steal.
 
 
 
 
Fonte: MacMAgazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar