Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

EEE PC 1201HA TEM TELA DE 12,1 POLEGADAS E ÓTIMA AUTONOMIA DE BATERIA

09/03/2010

PC World testou o Asus Eee PC 1201HA (1.699 reais), primeiro netbook com tela de 12,1 polegadas (resolução de 1366 por 768 pontos) a chegar no mercado brasileiro. Alías, essa característica é a principal novidade desse portátil.

Com esse tamanho de tela, era de se esperar que ele fosse um pouco maior que um netbook ´tradicional´ e que pode fazer com que seja confundido com um notebook. São 29,6 centímetros de largura por 20,8 cm de profundidade e 3,3 cm de altura, quando fechado. O peso é de 1,4 quilo.

O portátil vem equipado com processador Intel Atom Z520, de 1,33 GHz, 2 GB de memória padrão DDR2 800 e disco rígido de 250 GB. Traz chipset US15W e chip gráfico é o GMA 500, ambos da Intel, e sistema operacional Windows 7 Home Premium. A conectividade fica por conta de rede Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 2.1 e rede Fast-Ethernet. Há também uma webcam de 0,3 megapixels.

As entradas e saídas estão distribuídas em duas USBs, uma saída VGA e o conector para o carregador no lado esquerdo. No lado oposto, encontramos os conectores para fone de ouvido e microfone, mais uma USB, conector para rede Ethernet e slot para cartão de memória flash, tipos MMC, SD e MS.

Análise e Desempenho
As teclas são um ponto de destaque, pois com maior largura do equipamento, foi possível obter mais espaço entre elas, um diferencial e tanto para que digita muito e acha o teclado de um netbook desconfortável. Com uma tela maior, o usuário ganha ainda mais conforto visual para ler o que está nela.

asus_1201ha-350.jpg
Netbook Asus 1201HA: ótima duração de bateria
e tela de 12,1 polegdas


O processador instalado no 1201HA (Atom Z520) trabalha em uma velocidade um pouco menor (1,33 GHz) do que o processador Atom N270 (1,66 GHz), encontrado na maioria dos netbooks fabricados no Brasil. Além disso, sua arquitetura é um pouco diferente e, claramente, foi desenhado mais para economizar energia do que oferecer desempenho. Pudemos sentir isso facilmente ao tentar carregar vários programas e alternar entre eles. Essa tarefa era feita pelo 1201 HA com certa lentidão.

Overclock nativo
Apesar do processador modesto, o 1201HA possui sistema interno no qual é possível aumentar a frequência de trabalho do processador. Basta acessar a configuração interna por meio da tecla F2 ao ligar o netbook. Na opção overclock, a velocidade do processador pode ser acrescida em até 30% acima da velocidade original.

Na prática, foi possível aumentar a velocidade em 20%. Acima disso, o netbook travou. Mas isso já elevou a frequência em 267 MHz. Apesar de parecer pouco, as aplicações foram abertas com mais facilidade.

Na parte gráfica, vídeos na qualidade de DVD foram exibidos sem problemas, mas vídeos em alta definição (720 linhas) ficavam com movimentos espasmódicos, e em alguns momentos apresentando perad de sincronia com o som.

Muito tempo longe da tomada
A característica técnica que mais chamou a atenção no 1201HA foi o tempo em que a bateria suportou a carga. Em nossos testes, esse tempo chegou a cinco horas e 48 minutos. E o ambiente de testes usado foi exigente. Acessamos ininterruptamente vídeo streaming pela internet sem fio, com volume de som em 50% e todas as opções de economia de energia desligadas e com o processador em overclock de 20%.

O 1201HA ainda acompanha um sistema, desenvolvido pela Asus, que envolve a combinação de software e hardware, chamado Super Hybrid Engine. Um pequeno programa fica na bandeja do sistema, e por meio dele, a velocidade do processador é ajustada de acordo com o uso do netbook.

Com a ajuda desse software a bateria ficou mais tempo ainda longe da tomada: seis horas e 26 minutos com o equipamento rodando o mesmo ambiente de teste. A Asus informou que, usando todas as opções de economia de energia, esse tempo pode chegar a 8,5 horas.

O Asus 1201HA é um netbook tradicional, pouco focado no desempenho e em multitarefa. Mas possui um circuito Wi-Fi de última geração, com bom alcance ao roteador, sem perder sinal. E provou que um netbook é direcionado para mobilidade, mostrando ótima autonomia para usar a internet e trabalhar longe de uma tomada elétrica por bastante tempo.


 

Netbook Seashell 1201HA
Fabricante: Asus
Para que serve: Computação móvel
Pontos fortes:

Tela de 12,1 polegadas
Ótima duração de bateria
Bom alcance para rede Wi-Fi

Pontos fracos:

Processador poderia ser melhor

*Avaliação final  8,0
Preço: R$ 1.699,00
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar