Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

YOUTUBE COMEÇA A LEGENDAR VÍDEOS, INICIALMENTE EM INGLÊS

08/03/2010

O Google anunciou nesta sexta-feira (5/3) a integração de tecnologia que acrescentará legendas automaticamente para todos vídeos do YouTube, inicialmente apenas em inglês. O buscador testa a tecnologia que transcreve automaticamente áudio em texto desde novembro de 2009, quando instituições selecionadas, como as universidades de Los Angeles, Duke e Stanford, a experimentaram.

A partir desta sexta, o Google trabalhará para integrar a tecnologia, que explora o algoritmo do Voice Search, em toda sua base de vídeos.  Responsáveis pelos vídeos poderão baixar as legendas, melhorá-las ou corrigi-las e publicar o novo texto, afirma o Google.

Usuários cujos vídeos ainda não tiverem o recurso disponível  terão acesso a um botão chamado "request processing" para indicar arquivos que ainda precisam ser processados. A própria equipe do YouTube adverte, no blog oficial do serviço, que "demorará algum tempo para processar todos os vídeos disponíveis".

Para funcionar adequadamente, a tecnologia exige "áudio claramente falado". Barulhos na gravação ou vozes abafadas podem atrapalhar ou inviabilizar a legendagem automática. A transcrição poderá ser traduzida em até 50 línguas, segundo o Google, por meio de ferramenta adicional lançada pelo serviço de vídeos nesta sexta.

Além da legendagem e tradução automáticas, o Google anunciou também o aumento do tamanho padrão dos vídeos ao serem integrados em sites e blogs. O código oferecido para que o vídeo fosse assistido fora do YouTube era menor que o oferecido pelo serviço em sua própria página.

Agora, o YouTube oferece no código padrão para integração os tamanhos do seu player convencional: 480 pixels por 385 pixels em um vídeo no aspecto 4:3,  ou 640 pixels por 385 pixels para no aspecto 16:9.

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar