Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CHANCELER ALEMÃ LUTA CONTRA O SONO NA ABERTURA DA CEBIT

02/03/2010

Foram quatro discursos, um espetáculo de dança e três vídeos antes que a chanceler alemã, Angela Merkel, pudesse finalmente subir ao palco para abrir a Cebit 2010, nesta segunda-feira (1). Aparentemente resfriada, Merkel tentou resistir. Lutou contra o sono durante os discursos que, para piorar, versavam sobre a indústria de TI, tecnologia da informação.

Entre uma ´pescada´ e outra, a política bateu palmas (quando todos o faziam), espirrou, assoou o nariz e mexeu no celular. Esta última tarefa ocupou sua atenção durante boa parte da fala do premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero. Ambos eram os personagens principais da cerimônia de inauguração da maior feira de informática do mundo, em Hannover (norte da Alemanha).

A Folha Online registrou o esforço de Merkel. Veja no vídeo abaixo.

Quando subiu ao palco, Merkel falou de crise. Incentivou a Grécia a implementar seu plano de austeridade fiscal e repetiu que o euro passa por um dos momentos mais críticos desde sua criação. Já seu colega espanhol afirmou que os problemas gregos são ´solucionáveis´.

Ontem, o governo da Grécia disse que espera contar com o ´apoio moral e político´ da Alemanha para resolver a grave crise financeira na qual se encontra. A Comissão Europeia, braço executivo da UE, deve divulgar um relatório sobre a implementação do plano de consolidação fiscal da Grécia no dia 16 de março.

Feira gigante

A 25a Cebit começa amanhã. A feira terá menos expositores, além de estar mais curta. Ainda assim, é a maior do planeta. São esperados 400 mil visitantes. Mais de 4.100 expositores participam da semana de informática alemã.

Seu encolhimento é em um reflexo do próprio mercado de tecnologia. A confiança dos empresários na economia do país caiu em fevereiro, segundo pesquisa do instituto econômico Ifo. Projeções do FMI (Fundo Monetário Internacional) apontam que o PIB alemão crescerá neste ano 1,5%.
 
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar