Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ADOBE MOSTRA TECNOLOGIA FLASH VOLTADA PARA CELULARES

01/03/2010

Desdenhada pela Apple, que quer o Flash longe do iPhone e do iPad, a Adobe, responsável pelo complemento multimídia, cortejou os fabricantes dos principais sistemas para celular no Mobile World Congress na semana passada.

Hoje, são poucos os navegadores móveis capazes de reproduzir Flash, usado em sites como o YouTube e o Farmville.

Rafael Capanema/Folha Imagem
Adobe, responsável pelo complemento multimídia Flash, cortejou os fabricantes dos principais sistemas para celular
Adobe, responsável pela fabricação do complemento multimídia Flash, cortejou os fabricantes dos principais sistemas para celular

A depender da Adobe, isso vai mudar em breve. Em seu estande, ela demonstrava o Flash rodando nos browsers dos principais sistemas para celulares, como o Android, do Google, e o webOS, da Palm.

Durante a palestra do executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, no congresso, Erick Tseng, gerente de produto do Android, demonstrou um celular com o sistema do Google rodando Flash.

Segundo Tseng, a empresa está trabalhando em conjunto com a Adobe para otimizar a performance do complemento no Android.

A data de lançamento do Flash para celulares não foi divulgada, mas não será possível baixar e instalar o complemento por conta própria, como se faz nos computadores: será preciso aguardar a atualização do sistema pela fabricante do aparelho. Celulares novos já sairão de fábrica com Flash.

Para desenvolvedores

A Adobe apresentou ainda a versão móvel da plataforma AIR, que se propõe a facilitar a vida de desenvolvedores de programas para celulares. Em vez de reescrever os aplicativos para cada um dos sistemas móveis, bastará desenvolvê-lo uma só vez em AIR e portá-lo para as diferentes plataformas.

O AIR para Android deve chegar na segunda metade do ano, segundo a Adobe.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar