Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

POSITIVO PLATINUM TEM BOM DESEMPENHO, MAS COBRA CARO PELO DESIGN

26/02/2010

Testamos Platinum, notebook da Positivo que faz parte da nova linha de portáteis da empresa. De cara notamos a grande diferença no design, pois há tempos que os notebooks da marca não traziam nada de novo em termos de acabamento.

A espessura chama atenção por ser menor do que notebooks tradicionais: apenas 2,2 centímetros. A tampa é na cor cinza chumbo, fosca, bem melhor do que o batido preto brilhante que a empresa (e muitos fabricantes por aí) costumava usar em seus portáteis. As demais dimensões são 33,6 centímetros por 22,7 cm (o Platinum oferece tela de 13,3 polegadas com resolução de 1366 por 768 pontos). O site da fabricante informa que o equipamento pesa apensas 1,5 quilo, mas o modelo avaliado por PC World cravou 1,7 quilo na balança. Ainda assim, nada mau para um notebook da categoria.

As teclas seguem o padrão que costumamos ver nos PCs portáteis da Sony: lisas e com espaço entre elas. Os botões são prateados, seguindo a cor interna do gabinete.

Configuração
O Platinum vem equipado com processador Intel, modelo Core 2 Solo SU3500, de 1,4 GHz. A memória instalada é de 3 GB padrão DDR2 800 e o disco rígido tem capacidade de 120 GB (podia ser maior). A conectividade fica por conta de rede Wi-Fi padrão 802.11 b/g/n e Bluetooth, e traz modem 3G embutido, um adicional importante para quem busca mobilidade. Não há unidade óptica (gravador de CD/DVD) e o portátil traz o sistema operacional é o Windows 7 na versão Home Premium.

O chipset é o GS45, da Intel, que controla discos, acesso a memória e entradas e saídas e o chip gráfico é o GMA 4500MHD, também da Intel. Quanto aos conectores, encontramos uma saída HDMI e apenas uma porta  USB que estão localizados na parte de trás do notebook. Uma webcam de 1,3 megapixels está presente e um sensor bimétrico para proteção dos dados está instalado logo abaixo do mousepad, mais especificamente entre os botões do mouse.

Para driblar a falta de mais entradas USB, recurso muito utilizado hoje em dia, a Positivo optou por uma solução diferente. Entrega o portátil com uma extensão de conectores que poussui mais duas USBs, uma saída VGA e uma conexão padrão RJ-45 para rede Ethernet padrão Gigabit.

Análise e desempenho
O primeiro item que chamou atenção no Platinum foi o design. Realmente é um notebook fácil de transportar por ser mais fino e com peso razoável para carregar na mochila. O teclado é confortável e o mousepad apresenta função de multitoque, para ampliar ou reduzir imagens facilmente.

Há também sensor de movimento, para o caso de uma queda do notebook. Ao detectar um movimento brusco, o braço do HD é retraído para uma posição em que os dados não sejam danificados. Mas o material plástico de que é feito o gabinete não parece ser tão resistente a quedas, principalmente nas dobradiças da tampa.

platinum.jpg

Platinum: design superior à antiga linha antiga da empresa
À frente, o cabo de extensão para obter uma saída VGA, um conector para rede cabeada e mais duas USBs

O Platinum é um portátil voltado mais para mobilidade do que para performance. O processador SU3500 é do tipo ultralow voltage, consumindo pouca energia, tanto que seu clock (frequência de trabalho) é de 1,4 GHz. Notebooks voltados para desempenho tem clocks maiores, ao redor de 2 GHz. Além disso, possui apenas um núcleo, o que dificulta um pouco o trabalho multitarefa com programas pesados.

O modem 3G funcionou bem, mas claro que a força do sinal depende da localidade e da operadora. No caso utilizamos um chip da Vivo e a navegação foi boa na região sul da cidade de São Paulo.

Acessando vídeo em streaming pela internet sem fio, a bateria levou duas horas e sete minutos para descarregar. Usando apenas a internet sem fio para acessos a sites e usando softwares de escritório (pacote Office), a carga da bateria durou duas horas e 36 minutos.

O chip gráfico consegue até rodar jogos casuais em 3D, mas nada que seja muito sofisticado. Testamos vídeo em alta definição (720 linhas) e não houve problemas. Mas vídeos em Full HD (1080 linhas) foram um pouco pesados para o Platinum.

A extensão é algo útil, mas carregar um cabo adicional de 35 cm pode incomodar muita gente. A não ser que seja extremamente necessário, melhor deixá-la em casa caso se queira conectar um monitor, unidade de DVD ou HD externos.

Quanto aos softwares, acompanha antivírus Norton, grátis por um ano.

O Platinum foi eficiente para rodar aplicativos, sem demora para processar as informações das tarefas. Porém, não é direcionado para executar muitas aplicações ao mesmo tempo. É um notebook ótimo para mobilidade, eficiente nas tarefas rotineiras e com um design nunca feito antes pela Positivo. O preço de 3.799 reais é um item negativo, já que não vem com DVD e precisa da extensão para ter mais portas USB, saída VGA e conexão para rede cabeada.


 

Platinum
Fabricante: Positivo Informática
Para que serve: Computação móvel
Pontos fortes:

Melhor design quando comparado à linha antiga da empresa
Dimensões ajudam no transporte
Bom desempenho para tarefas rotineiras
Modem 3G

Pontos fracos:

Para ter mais conectores USB, é necessário conectar cabo de extensão
Preço elevado

*Avaliação final  7,9
Preço: R$ 3.799,00
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar