Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

UTILITÁRIO CORRIGE BUG QUE AFETA ALGUNS PCS COM SSD E WINDOWS XP

24/02/2010

Para entender porque o diminuto FlashFire é um utilitário gratuito extremamente útil, primeiro é preciso explicar duas tecnologias de armazenamento. A primeira é o velho conhecido disco rígido ou HD, que utiliza partes mecânicas, como o braço que movimenta a cabeça de leitura e gravação por cima dos pratos de metal, onde os dados são gravados magneticamente.

A segunda tecnologia é usada nos chamados discos de estado sólido (SSD, pela sigla em inglês). Na realidade, essas unidades de armazenamento nem poderiam ser chamadas discos, porque não existe qualquer disco neles. Aliás, esses drives não têm qualquer parte mecânica, sendo compostos por chips de memória e um circuito que codifica e organiza a formatação dos dados de maneira que o computador entenda que esse componente é uma unidade para gravar os dados e o sistema operacional, funcionando de maneira idêntica a um disco rígido magnético.

A diferença é que o SSD acessa e grava dados milhares de vezes mais rápido do que os HDs. Sim, ele é milhares de vezes mais rápido porque só é composto por circuitos eletrônicos e sem qualquer parte mecânica.

ssd_hd_300.jpg

Storage: SSD (esquerda) e HD

Alguns netbooks já saem de fábrica com drives SSD e o motivo é simples. Além de ser mais rápido, é também mais leve do que um HD tradicional para computadores portáteis. Em contrapartida, tais discos - presentes em muitos netbooks - ainda têm capacidade de armazenamento reduzida (entre 8 e 16 GB) muito por conta do preço dos chips de memória para SSDs, que ainda é alto.

O FlashFire em ação
Alguns netbooks com SSD e que trazem o Windows XP instalado apresentam um comportamento irritante: como o XP não é customizado para esta tecnologia, as operações de acesso a disco congelavam frequentemente, com pausas que variavam de cinco até 15 segundos. Para complicar, todas as tentativas de customizar arquivos de registro e de configuração de armazenamento no Windows XP não sanam o problema.

E aí entra o FlashFire. Ao rodar esse pequeno software, o Windows XP carrega significativamente mais rápido e não há mais pausas no acesso ao SSD. O autor descreve o utilitário como um "buffer de memória".

flashfire-350.jpg

FlashFire: basta instalar e reiniciar o sistema

A teoria usada para explicar o problema é que o SSD é "muito rápido" e o atraso no ciclo de leitura e escrita feita pelo XP (para garantir a integridade dos dados) causava as pausas. O FlashFire compensa esse atraso, criando um tipo de memória cache para o SSD, eliminando o atraso. 

Já o teste da versão do FlashFire para Windows 7 / Vista (32-bits), não mostrou qualquer mudança no desempenho.

>> Clique aqui para o download do FlashFire para Windows XP (32-bits)
>> Clique aqui para o download do FlashFire para Windows 7/Vista (32-bits)
 
 
 
 
Fonte: PCWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar