Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

PACOTE DE SEGURANÇA AVAST! 5 TRAZ ANTIVÍRUS E ANTIMALWARE GRÁTIS

15/02/2010 01:00:00

Na disputa pelos internautas que buscam programas gratuitos de proteção, a Alwil Software apresentou em Praga, República Tcheca, na semana passada, o avast! Free Antivirus 5.0, atualização de pacote de segurança.

A empresa também lançou uma versão mais completa, paga, o avast! Pro Antivirus 5.0 e um programa voltado à web, o avast! Internet Security 5.0. Com um novo site em português (www.avast.com/pt-br), a marca tenta se consolidar no Brasil, o terceiro maior mercado de consumo do programa, segundo a Alwil.

Divulgação
Tela da versão paga do antivírus avast!5 apresenta nova interface; marca tenta se consolidar no Brasil, 3º maior mercado do programa
Tela da versão paga do antivírus avast!5 apresenta nova interface; marca tenta se consolidar no Brasil, 3º maior mercado do programa

A instalação do programa gratuito é simples, e a tela tem navegação amigável. Com o menu em português, fica mais fácil entender o que ocorre a cada passo. O compromisso principal do programa é tentar impedir que vírus e malwares entrem no seu computador.

Quanto ao desempenho, o avast! 5 se saiu bem entre os programas gratuitos avaliados pelo laboratório independente AV-Comparatives. Os testes foram feitos em "condições reais" às quais os pacotes são expostos na casa do usuário final.

Das 100 ameaças enfrentadas pelo avast!, 96 foram bloqueadas. O número é bom, mas está abaixo do resultado do Kaspersky Internet Security 2010, do Symantec Norton Internet Security 2010 e do Avira Premium Security Suite 9.0.

Entre os gratuitos, o software da Alwil se destaca, mas empata com o também gratuito Microsoft Security Essentials 1.0. Nenhum dos programas bloqueou 100% das ameaças, então o usuário não pode pecar pelo excesso de confiança. Veja mais em www.folha.com.br/circuitointegrado.

Sites infectados

Uma das grandes promessas do pacote de segurança é barrar o acesso a sites considerados infectados. Segundo a AV-Comparatives, 70% dos malwares que chegam aos computadores são enviados por meio de sites com códigos maliciosos escondidos na programação.

Como nem sempre o usuário comum consegue encontrar esses códigos, a empresa tentou montar um esquema de camadas que bloqueia totalmente esses sites.

Um bom diferencial do pacote é a comunidade de usuários. No ato de instalação, é possível escolher fazer parte de uma comunidade que reporta novas suspeitas à equipe de software. É uma espécie de colaboração contra os cibercriminosos.

Faltou um passo

A empresa não pareceu atentar para a quantidade de malwares e vírus enviados pelas redes sociais ou pela exploração das ferramentas de busca.

No pacote gratuito, não há algo que forneça um ranking de confiabilidade dos sites obtidos em pesquisas ou alguma novidade que possa ajudar o usuário a navegar com segurança por links encurtados. Mas o programa é configurado para verificar arquivos recebidos em programas de mensagem.
 
 
 
Fonte: Folha

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar