Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE TIRA DO AR BLOGS DE MÚSICA EM INGLÊS, RECLAMAM BLOGUEIROS NOS EUA

12/02/2010 01:00:00

O Google tirou do ar na última semana pelo menos oito blogs de músicas hospedados nos serviços Bloggers e Blogspot por oferecerem MP3 supostamente sem a autorização dos dententores dos direitos autorais.

Entre os blogs apagados pela iniciativa do Google estão Pop Tarts Suck Toasted, Masala, Living Ears, To Die By Your Side, It´s a Rap, Golden Bloggen, Galaxy Techno e I Rock Cleveland.

Blogs como estes, também conhecidos online como "mp3blogs", veiculam músicas novas de artistas, quase sempre acompanhadas por análises e informações sobre os planos da banda ou do cantor.

O movimento, identificado no Twitter pela tag #musicblogocide2k10, foi motivado por pressões das gravadoras que usam como base o Digital Millennium Copyright Act (DMCA), lei norte-americana sobre direitos autorais que permite a remoção de conteúdos online publicados sem autorização dos detentores de copyright.

"Gostaríamos de informar que recebemos outra reclamação sobre seu blog. Após revisar sua conta, notamos que seu blog violou repetidamente os Termos de Serviço do Blogger. Como nós oferecemos vários alertas a estas violações (...), fomos forçados a remover seu blog", afirma a mensagem padronizada reproduzida na nova versão do Living Ears.

Quando o movimento começou a ganhar projeção, o Google foi obrigado a esclarer dúvidas em post no blog oficial do Blogger, detalhando mudanças na política de recebimento de infração de direitos autorais ocorridas em agosto de 2009.

Normalmente, o blogueiro é avisado e o post com suposto conteúdo infrator é revertido para esboço, o que o torna disponível para edições futuras.

"Quando recebemos múltiplas reclamações de DMCA sobre o mesmo blog, e não temos indicações que o conteúdo infringido está sendo usado de maneira autorizada, removeremos o blog", afirma o post.

Pressões semelhantes no Brasil
Ainda que haja indícios que o recente movimento atinja apenas blogs em língua inglesa, blogueiros brasileiros já foram obrigados a tirarem seus blogs musicais hospedados no Blogger ou Blogspost do ar por pressões permitidas pelo DMCA.

O Um Que Tenha, criado e mantido pelo administrador conhecido pelo pseudônimo Fulano Sicrano, recebeu comunicado semelhante no final de agosto alegando infrações de direitos autorais baseadas no DMCA que implicariam em posts apagados.

Fulano não concordou e a versão do Um Que Tenha no Blogspot acabou apagada na íntegra. No começo de setembro, o blog voltou ao ar hospedado em um servidor próprio.

O Google Brasil afirmou que, por não comentar casos específicos, não pode apontar se blogs de língua portuguesa foram afetados pelo movimento.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar