Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

DIA DA INTERNET SEGURA ALERTA USUÁRIOS PARA PENSAR ANTES DE POSTAR

09/02/2010 01:00:00

Nesta terça-feira (9), 55 países se mobilizam para o Dia da Internet Segura (?Safer Internet Day?), um evento realizado anualmente desde 2007 que tem o Brasil como um dos participantes. O tema deste ano, ?pense antes de postar? (think B4 U post), alerta os internautas sobre os perigos das informações que eles divulgam na internet. Seja para eles mesmos, que podem ser vítimas de criminosos virtuais, ou para outras pessoas, como no caso da prática de intimidação virtual chamada de cyberbullying.

No Brasil, a programação para o Dia da Internet Segura inclui um debate para estudantes e professores sobre privacidade e segurança na internet, às 10h, além de um Plantão da Cidadania na Web, a partir das 14h no auditório do Comitê Gestor da Internet (CGI) -- os eventos serão transmitidos pelo site oficial. O CGI, a SaferNet Brasil e o Ministério Público Federal são responsáveis no país pela realização do evento criado pela rede Insafe.

?As novas tecnologias transformaram todos nós, principalmente os jovens, em divulgadores de informações. Fotos e vídeos podem ser registrados a qualquer momento com um celular, enviados para uma lista de contatos, para um blog ou para um perfil de rede social em um minuto?, afirma o site oficial do evento. ?Com isso, as crianças e os jovens podem ficar particularmente vulneráveis às fofocas e ao bullying?, continua.

Ainda segundo os organizadores oficiais do ?Safer Internet Day?, os jovens nem sempre percebem que as informações pessoais postadas permanecem online e podem ser acessada por qualquer pessoa (inclusive seus pais, professores, futuros empregadores e pessoas mal-intencionadas). Por isso, a campanha de 2010 quer conscientizar os usuários da internet a pensar antes de postar qualquer informação, para poder assim controlar sua identidade virtual.
 
 
Fonte: Uol

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar