Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL LEVA TECNOLOGIA VPRO AOS PROCESSADORES CORE I5 E I7

08/02/2010 01:00:00

A Intel anunciou na quinta-feira (4/2) uma nova versão da plataforma vPro para seus processadores, de modo a facilitar a gestão e manutenção remota dos computadores de uma empresa.

Desktops e notebooks que utilizam a tecnologia vPro permitem aos profissionais de suporte técnico administrar os PCs por meio da rede (com ou sem fio).

A nova versão do vPro estará em sistemas equipados com processadores Core i5 e Core i7 e fornece um número maior de soluções do que a versão anterior. Segundo o vice-presidente do grupo de arquitetura da Intel, Rick Echevarria, o novo vPro vai ajudar a reduzir custos e o número de visitas do suporte técnico.

Um exemplo é a versão 2.0 do recurso anti-roubo, que tem a capacidade de bloquear o acesso de dados a um notebook, caso tenha sido roubado ou perdido. Há também a opção para bloquear o PC logo que ele for ligado.

Outro recurso da plataforma, chamado Remote Control KVM (Controle Remoto para teclado, Vídeo e Monitor em tradução livre) permite que técnicos de suporte possam operar um PC remotamente não apenas depois de carregado o sistema, mas antes mesmo do boot, com acesso ao BIOS da máquina. Isso aumenta o leque de soluções que podem ajudar a solucionar algum problema, incluindo falhas no disco e no sistema operacional - e sem a necessidade de dispositivos e softwares extras para acessar um PC remotamente.

Como parte do vPro, o novo núcleo dos processadores Core i5 e Core i7 irá tirar proveito de uma nova instrução chamada AES (Advanced Encryption Standard) para criptografia de dados. Essa solução ajuda a proteger dados residentes em servidores ou ambientes virtualizados.

Segundo o vice-presidente corporativo da divisão de servidores da Microsoft, Brad Anderson, Intel e a Microsoft têm trabalhado em conjunto para habilitar os recursos vPro para o Windows 7. A plataforma permite que o Windows 7 utilize recursos do sistema que antes obrigavam uma visita técnica, incluindo a inicialização remota do PC.

Chipset
Sistemas baseados na nova plataforma vPro utilizam chipset Intel Q57 Express. Segundo a Intel, cerca de 500 fornecedores de hardware e software irão utilizar o novo vPro, e fabricantes de PCs como HP, Dell e Lenovo já estão produzindo PCs com a nova tecnologia.

A empresa não informou se a nova plataforma irá apoiar ou não sistemas com processadores da AMD. Mas Echevarria disse que há situações em que a Intel tem habilitado o vPro em sistemas que utilizam tecnologias específicas desenvolvidas pela Intel.

q57.jpg

Por exemplo, as novas insruções AES são encontradas somente nos novos processadores da Intel e não se aplicam às plataformas que não incluem suporte para as instruções.

A AMD oferece soluções para concorrer com o vPro. A empresa possui uma solução baseada no DASH (Desktop and Mobile Architecture for System Hardware), um conjunto de especificações estabelecidas pelo Distributed Management Task Force, para gerenciamento remoto de computadores portáteis e desktops

A tecnologia vPro proporciona suporte a padrões como o DASH, disse Echevarria em um e-mail. ?A Intel contribui para as especificações do DMTF. As normas são necessárias, mas nem sempre são suficientes?, disse Echevarria.

 
 
Fonte: PCWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar