Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ESTADOS UNIDOS DESTINAM MEIO BILHÃO DE DÓLARES PARA CIBERSEGURANÇA

05/02/2010 01:00:00

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que libera 503,7 milhões de dólares para pesquisas e iniciativas educacionais sobre segurança digital.

A Lei de Melhorias em Cibersegurança (íntegra do projeto em inglês) vai destinar 395 milhões de dólares para a Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos (NSF na sigla em inglês), dando suporte a projetos de pesquisa em segurança da informação até 2014.

A NSF também receberá 108,7 milhões de dólares, nos próximos cinco anos, em bolsas de estudo para futuros profissionais de cibersegurança que atuarão junto ao governo norte-americano. Estudantes de graduação e pós-graduação podem receber dois anos de bolsa, enquanto estudantes de doutorado terão direito a três anos de subsídio.

A lei, aprovada por 422 votos contra cinco, também exige que as agências governamentais norte-americanas trabalhem juntas em planos estratégicos de pesquisa e desenvolvimento para as demandas de segurança digital. A medida também prevê que o Departamento de Ciência e Tecnologia da Casa Branca  crie uma força-tarefa de colaboração com instituições de ensino e empresas para criar programas de pesquisa sobre o assunto.

Na avaliação do democrata Daniel Lipinski, defensor do projeto de lei, a medida é importante porque os sites do governo norte-americano são alvos constantes de ataques. "O cibercrime é um problema para grandes e pequenas empresas, bem como para cada cidadão norte-americano", afirmou.

O projeto, que é um componente importante da legislação de cibersegurança aprovada em 2009 nos Estados Unidos, agora segue para apreciação do Senado norte-americano.

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar