O uso do navegador para celuares Opera Mini no Brasil mais que dobrou nos últimos seis meses, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (26/1) pela empresa de pesquisas de mercado StatCounter. Considerando o mês de agosto do ano passado até janeiro deste ano, a fatia ocupada pelo navegador passou de 12,03% para quase 26%.
De acordo com a StatCounter, o maior salto deste crescimento foi observado em novembro, mês em que o site Opera.com foi oficialmente lançado em português.
Twitter e Opera
Outra pesquisa, intitulada ?State of the Mobile Web? (Estado da Internet Móvel) e divulgada nesta terça-feira pela empresa Opera Software ASA, identificou o crescimento explosivo do uso do microblog Twitter no país em 2009, sendo maior do que qualquer rede social. No Brasil, o crescimento superou 2.000%; no mundo, essa variação já é maior que 2.800%.
Segundo a Opera, os usuários brasileiros podem economizar cerca de 66% do seu dinheiro usando o Opera Mini para acessar sua conta ? atualizando o próprio status e conferindo o dos outros ? quando comparado à atualização via SMS.
"Os brasileiros deram sua opinião", disse o cofundador da Opera Software, Jon von Tetzchner. "Eles querem uma experiência de internet móvel mais rápida, econômica e acessível em seus telefones."
A empresa também divulgou os dez maiores países em número de usuários do Opera Mini. São eles: Rússia, Indonésia, Índia, Ucrânia, China, África do Sul, EUA, Vietnã, Nigéria e Reino Unido.