Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CÂMARA ANALISA PROJETO QUE SUSPENDE NOVAS REGRAS DA ABNT PARA TOMADAS

21/01/2010 01:00:00

A Câmada dos Deputados anunciou nesta quarta-feira (20/1) que analisa o projeto de decreto legislativo 2127/09, apresentado pelo deputado Celso Russomano (PP-SP), que prevê a suspensão das novas regras de fabricação para tomadas e plugues sob a alegação de que elas causam prejuízos aos consumidores.

As regras foram elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e preveem o uso de plugues de três pinos e de tomadas com reentrância, para diminuir o risco de choque elétrico.

A obediência às regras por fabricantes e importadores de componentes e aparelhos foi determinada por meio da Resolução 11/06, do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro). Pelo texto do projeto, essa resolução seria simplesmente suspensa.

O último prazo para a retirada de plugues e tomadas antigos do mercado venceu em 1.º de janeiro de 2010.

Beneficiados
Para o deputado, as novas regras trouxeram ônus ao consumidor que, para ligar os aparelhos que já têm, precisará comprar adaptadores adicionais. Russomano alega que apenas a indústria de material elétrico será beneficiada com a mudança, e reclama da falta de uma campanha de esclarecimento sobre o tema.

Antes de ser votado pelo plenário, o projeto será analisado pelas Comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 
 
 
Fonte: IdGNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar