Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

NOVOS PADRÕES DEVEM REDUZIR TRABALHO COM DATA CENTER VIRTUAL

19/01/2010 01:00:00

Empresas de tecnologia como Cisco e HP  estão juntando forces para impulsionar a aprovação de novos padrões de redes Ethernet que tornar muito mais fácil a administração dos data centers de TI cada vez mais virtuais.

As especificações IEEE 802.1Qbg e 802.1Qbh foram criadas para resolver problemas sérios de gerenciamento de redes causados pela explosão das máquinas virtuais nos data centers ? ambientes antes limitados a servidores e switches físicos. Na prática, os padrões emergentes podem administrar quantidades significativas de dados sobre administração de processamento, políticas e segurança de switches virtuais em cartões de interface de redes (NICs na sigla em inglês) e servidores blade, colocando-os de volta em switches Ethernet físicos, conectando recursos de armazenamento e computação.
 
O rascunho dos novos padrões IEEE destacam uma função chamada Virtual Ethernet Port Aggregation (VEPA), que é uma extensão de switching virtual e físico voltada a eliminar um alto volume de elementos resultantes de troca de pacotes de dados.

A adoção destes novos padrões pode facilitar o trabalho de administradores de redes e servidores ao exigir menor quantidade de elementos para administração, bem como reduzir características de elementos como endereçamento de switches, políticas para segurança e serviços, e configurações.

 "Quando você começa a pensar em reduzir a complexidade de rodar dúzias de máquinas virtuais (VMs, na sigla em inglês) em um servidor físico, a sofisticação do switching no data center tem de estar presente?, afirma o analista do Enterprise Systems Group, Jon Oltsik.

Adicionar esta nova inteligência de gerenciamento em um hypervisor ou em um host adicionaria uma carga significativa de processamento de rede ao servidor, observa Oltsik. Este fator, segundo o especialista, também duplicaria a tarefa de alinhar políticas e filtros a determinadas portas de rede e máquinas virtuais.

"Se os switches tiverem essa inteligência embutida, por que alguém iria querer fazer isso em outro lugar?, diz Oltsik notes.

A função VEPA exerce seu papel permitindo que estadões físicas colaborem com um switch externo oferecendo suporte na ponte entre múltiplas estações de ponta e máquinas virtuais e redes externas. Este processo pode aliviar a demanda por switches virtuais em servidores blade, necessários para processar cada funcionalidade que reside em switches externos de data centers ? segurança, políticas e listas de controle de acesso, por exemplo.

Os padrões 802.1Qbg e bh foram criados para ampliar as capacidade de switches e estações de controle de interface de rede (NICs) em um data center virtual, especialmente com a proliferação e o movimento das máquinas virtuais.

De acordo com a consultoria Gartner, 50% da carga de trabalho dos data centers será virtualizada até 2010.

Entre outros fabricantes envolvidos no trabalho das novas especificações bg e bh estão empresas como 3Com, Blade Network Technologies, Brocade, Dell, Extreme Networks, IBM, Intel, Juniper Networks e QLogic.

As especificações são atualizações do padrão IEEE 802.1Q para redes locais (LANs) virtuais e estão sob a responsabilidade da organização 802.1.

As especificações bg e bh devem ser ratificadas em meados de 2011, de acordo com os envolvidos nesta iniciativa dentro do IEEE, mas padrões pré-aprovados podem surgir até o fim de 2010.

Os padrões ainda carecem de um protocolo de auto-configuração, afirma o líder técnico da Cisco, Joe Pelissier. Alguns membros do grupo 802.1 tendem a usar o Logical Link Discovery Protocol (LLDP), enquanto outros, como a Cisco e a HP, estão mais inclinados a definir um novo protocolo para a tarefa.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar