Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CHIPS WESTMER PARA SERVIDORES DEVEM SER LANÇADOS EM TRÊS MESES

18/01/2010 01:00:00

A Intel quer reciclar a linha de chips Xeon para servidores e começa a produção de processadores de 32 nanômetros, disse o CEO da Intel, Paul Otellini, durante uma conferência sobre as finanças da empresa nesta quinta-feira (14/1). Na semana passada a companhia lançou o primeiro chip Westmere para desktops e laptops.

A última grande renovação de chips de servidores foi em março de 2009, quando a empresa anunciou as séries 5500 e 3500 do Xeon baseados na arquitetura Nehalemm, então produzidos com tecnologia 45 nanômetros.

O aguardado processador de 8 núcleos Nehalem-EX para servidores também será lançado neste primeiro semestre,. Segundo Otellini, o Nehalen-EX será o mais rápido chip da empresa.

O foco do Nehalem-EX são sistemas que rodam aplicativos com uso intensivo de dados, como banco de dados. Um controle de memória integrado ajuda a CPU a se comunicar mais rapidamente com outros componentes do sistema.

O Westmere é baseado na mesma arquitetura do Nehalem, mas os chips são feitos usando o processo avançado de 32 nanômetros. Os novos processadores devem melhorar o desempenho e trazer benefícios como menor consumo de energia. Por exemplo, o chip inclui processador gráfico integrado à CPU, o que permite ao processador entregar gráficos melhores enquanto consome menos energia. Tanto o Nehalem-EX quanto o Westmere-EP são capazes de desligar núcleos inativos para economizar energia.

Para servidores, o Westmere também adiciona novas instruções para criptografia mais rápida de dados chamada Advanced Encryption Standard (AES). Segundo a Intel, isto pode ajudar a garantir dados seguros em servidores ou ambientes virtualizados.

 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar