Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SEQUESTRO PELA INTERNET

13/01/2010 01:00:00

 
Ranson
Sequestro de arquivos. Soa estranho? Mas não se espante. A "moda" agora entre os bandidos online é sequestrar programas, arquivos e até computadores pela internet. Eles usam os chamados ransomwares, que andavam meio esquecidos, mas agora voltam com força total.
 
A F-Secure revelou nesta semana que descobriu um recente e interessante esquema que mistura elementos de golpes sofisticados de rogueware (falsos antivírus) e ransomware clássico.
 
O trabalho preliminar é realizado por um programa que a empresa detectou como sendo o Trojan W32/DatCrypt, que o torna parecido com determinados arquivos ? a maior parte deles documentos do Microsoft Office, vídeo, música e arquivos de imagem ? no sistema infectado onde os arquivos foram ?corrompidos". Na verdade, os arquivos foram encriptados pela DatCrypt.
 
A seguir, o Trojan aconselha o usuário a baixar e executar o "software de reparo de arquivo recomendado?, que a empresa detectou como Rogue: W32/DatDoc.
 
Se o utilitário é instalado, o usuário descobre que pode reparar somente um arquivo na versão não registrada. Para recuperar ? ou mais precisamente, descriptografar ? outros itens, ele terá que comprar o produto.
?Se pensarmos do ponto de vista do usuário, podemos dizer que ele perdeu os seus arquivos importantes e que encontrar um produto que os recupere por apenas US$ 89.95, é a solução perfeita. Adicionalmente, ele acaba recomendando o Data Doctor para os seus amigos. O usuário é forçado a pagar um malware seqüestrador de dados pelos seus próprios arquivos, sem se dar conta do que está fazendo?, diz Bruno Ricardo, Gerente de Treinamento e Pré-Vendas da F-Secure Brasil.
 
Este esquema funciona supondo que o usuário quer muito recuperar os seus arquivos afetados, tanto que se dispõe a pagar por eles ? e que ele não salvou cópias destes arquivos em algum outro lugar.
A recomendação é a mais antiga do mundo: não clique em arquivos que não conheça a procedência e mantenha seus softwares de segurança (antivírus principalmente) originais sempre atualizados. Não cometa jamais a bobagem de colocar um antivírus pirata no seu PC.
 
 
 
Fonte: PcMag

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar