Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

HACKERS SÃO PRINCIPAL CAUSA DE VAZAMENTO DE DADOS CORPORATIVOS

12/01/2010 01:00:00

As atividades criminosas de hackers ultrapassaram os erros humanos como principal causa do vazamento de dados nos Estados Unidos. A informação é parte do estudo Breach Report, da organização norte-americana sem fins lucrativos Identity Theft Resource Center (ITRC), dedicada a estudar tendências de segurança.

De acordo com a pesquisa, 19,5% das ocorrências registradas pela organização foram por ação direta de hackers, contra 16,9% de erros humanos. O fato inverte tendência dos últimos dois anos, quando os problemas causados pelos profissionais, como perda de laptops e de pastas contendo informações em papel, lideravam as causas.

O ITRC ressalta, no entanto, que as estatísticas podem sofrer alguma alteração em relação à realidade devido às diferentes regulamentações e leis locais norte-americanas, onde alguns Estados não são obrigados a divulgar esses dados publicamente.

Levando isso em conta, a organização aponta que houve queda no total de dados que sofreram vazamento em relação a 2008. Em 2009, 498 vazamentos foram registrados, contra 657 em 2008 e 446 em 2007.

O levantamento indica ainda que, quanto mais rígida a regulamentação do setor, menor é a ocorrência de vazamento de informações. A indústria financeira e a área de Saúde tiveram as médias mais baixas.

O aumento da ação dos hackers apresenta um ponto de preocupação, de acordo com o ITRC. A simples perda de um laptop não significa que as informações serão usadas para a obtenção de lucro ou para roubo de identidade. Mas a ação direta do hacker geralmente está relacionada a tentativas de fraude financeira.
 
 
 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar