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EMPRESA NÃO RECOMENDA USO DE SOLUÇÕES GRÁFICAS DA MICROSOFT PARA DESENVOLVIMENTO DE JOGOS

11/01/2010 01:00:00

Um dos engenheiros da Wolfire Games publicou hoje no blog da empresa um extenso artigo comparando a tecnologia gráfica para desenvolvimento de jogos da Microsoft (DirectX) com a adotada em sistemas Linux e pela Apple no Mac OS X (OpenGL). Aparentemente, a companhia enfrenta algumas dificuldades com seus parceiros quando revela que não apoia DirectX (mesmo estando bastante avançada no Windows 7), mas diz que essa reação deles é resultante da popularidade enorme adquirida pela Microsoft na promoção em massa de uma tecnologia gráfica 3D bastante inferior à OpenGL.

Em resumo, a Wolfire conta que a produção de GPUs passou a apoiar a Microsoft em massa com a popularidade do Windows e os ?avanços duvidosos? que ela diz ter feito na transição XP/Vista (DirectX 9/10), fazendo desenvolvedores ficarem indecisos entre essa tecnologia e OpenGL, além de motivar os jogadores a migrar para o Vista vendo apenas comparações de imagens entre DX 9 e DX 10. Contudo, análises tecnológicas realizadas por especialistas comprovaram que as duas técnicas não possuem diferenças substanciais, alegando que a migração de uma para outra foi apenas uma estratégia da Microsoft para popularizá-la ainda mais.

De acordo com a Wolfire, OpenGL é uma tecnologia gráfica muito mais poderosa que DirectX, possibilitando draw calls bem mais velozes que aprimoram a qualidade gráfica geral de cenários e elementos ? o que é comprovado até pela NVIDIA. Além disso, a OpenGL suporta muito mais tipos de transformações gráficas e recursos, algo que a Microsoft quase conseguiu solucionar no Windows 7, mas sacrificando cerca da metade dos jogadores em todo mundo, ainda usuários da versão XP do seu sistema operacional ? atualmente 100% suportada por OpenGL.

Isso é possível porque ela é um padrão aberto, disponível em diversas plataformas, aparelhos e consoles. Desenvolvedoras de jogos multiplataforma, como a id Software, estão aí para comprovar que usar OpenGL na produção de títulos torna a portabilidade deles muito mais fácil e rápida, até mesmo para o Xbox 360, que usa DirectX desde sempre. Tal portabilidade foi alcançada pela Microsoft em versões mais recentes da sua tecnologia gráfica, mas também sacrificam o suporte a usuários que continuam usando PCs com Windows XP para jogar.

Atualmente, o mercado de games é altamente competitivo e inovador, especialmente no campo tecnológico em que a Microsoft e o Khronos Group (que cuida do desenvolvimento aberto da OpenGL) estão. No entanto, a decisão de apoiar uma das duas deve ser tomada por cada desenvolvedor de jogos, conforme suas necessidades e ambições para seus produtos. Em 2010, estima-se que OpenGL atrairá enorme atenção do público por estar se dirigindo para web e já ser destacada em diversas plataformas móveis, porém não há nenhuma estimativa oficial de como essa popularização em outros setores afetará a sua divergência com DirectX.
 
 
 
Fonte: MacMagazine

 
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