Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE CHROME JÁ É O TERCEIRO BROWSER MAIS USADO NO MUNDO

05/01/2010 01:00:00

O Google Chrome tomou o lugar do Safari, da Apple, e se tornou o terceiro navegador mais popular do mundo apenas 16 meses após ser lançado, de acordo com a consultoria Net Applications.

Enquanto isso, o Internet Explorer perdeu quase um ponto percentual de participação em dezembro, seguindo queda que se acelerou durante o segundo semestre de 2009.

O browser do Google encerrou o mês de dezembro com 4,63% de participação no mercado e colocou o Safari, com 4,46%, na quarta posição pela primeira vez.

O crescimento do Chrome em dezembro foi de 0,7 ponto percentual, o maior desde que o navegador foi lançado em setembro de 2008. O lançamento das versões do browser para Mac e Linux pode ter incentivado seu uso pelos usuários.

Apesar de cair uma posição, o desempenho do Safari não foi ruim em dezembro: ele conseguiu 0,1 ponto percentual adicional. Já o Opera alcançou 2,4% de participação no mercado, a maior desde o lançamento do navegador criado pela empresa norueguesa homônima. Já o Firefox, da Mozilla, perdeu 0,1 ponto percentual e fechou 2009 com 24,6% do mercado.

Seguindo a tendência dos últimos anos, o Internet Explorer teve o desempenho mais impressionante entre todos os navegadores: uma queda de 0,92 ponto percentual, que deixou o software da Microsoft com 62,7% do mercado,  um número baixo para um navegador que já chegou a ter mais de 90% de participação.

O mais preocupante para a Microsoft é a aceleração no declínio do IE. O navegador perdeu em média 0,94 ponto percentual em cada um dos últimos seis meses do ano, quase o triplo do 0,36 ponto percentual de queda registrado no primeiro semestre. O declínio se acelerou após o lançamento do IE8, que saiu em março, mostrando que a Microsoft não tem conseguindo reverter as perdas do navegador.

Dezembro também marcou o primeiro mês em que o Internet Explorer 8 foi o mais usado entre os navegadores da Microsoft. Entre as versões do IE, o 8 possui 23,7% de mercado, contra 21% do IE6 e 15,5% do IE7.

 
 
 
Fonte: Pcworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar