Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

QUEBRA DE SEGURANÇA GSM: MOTIVO PARA PREOCUPAÇÃO?

31/12/2009 01:00:00

A codificação usada pelo General System for Mobile Communications (GSM) foi quebrada por um pesquisador alemão, que apresentou suas descobertas nesta semana em uma conferência de crackers em Berlin. Uma demonstração da técnica deve ser feita nesta quarta-feira (30/12).

Entretanto, a  não ser que estejam fazendo algo ilegal ou extremamente confidencial, o usuário comum  não deve se preocupar com isso.

O GSM é a base da tecnologia de telecomunicações usada pela maioria dos celulares em todo o mundo, incluindo as redes AT&T e T-Mobile nos Estados Unidos.

E essa não é a primeira vez que alguém alega ter quebrado a codificação GSM, mas é o desafio mais sério até hoje. O modelo tem sido usado por 21 anos e foi quebrado pela primeira vez em 1994.

O pesquisador alemão Karsten Nohl diz que o método de codificação A5/1, de 64 bits, já não é mais capaz de proteger as comunicações globais de celulares.

>> Caso queira, você pode baixar uma versão PDF da apresentação de Nohl.

A monitoração em tempo real das chamadas seria possível com receptores especiais, antenas e cerca de 30 mil dólares em hardware - basicamente computadores. Segundo Nohl, essas ferramentas já estão disponíveis para o governo e pesquisador acredita que os criminosos também já tenham posto as mãoes nela.

Como de costume, a entidade que representa o GSM menosprezou a situação, dizendo que a segurança do modelo já está em processo de melhorias. Nohl, no entanto, diz que o sistema substituto também pode ser quebrado.

 
Fonte: PcWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar