Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

BLU-RAY 3D: SAIU O ACORDO, MAS A GUERRA CONTINUA

24/12/2009 01:00:00

 

A BDA (Blu-ray Disc Association) aprovou na semana passada a versão final do chamada especificação Blu-Ray 3D, que trará o conteúdo 3D para os lares (se tudo der certo) em 2010. Isso significa que  a indústria se uniu sobre um único formato evitando assim possíveis conflitos de interesses como foi a notória guerra dos formatos VHS x Betamax? Não necessariamente?

Devido à sua imensa capacidade de armazenamento, o Blu-ray é a plataforma ideal para trazer o conteúdo 3D para o ambiente doméstico, já que que a quantidade de informação visual praticamente dobra. A especificação permite que qualquer player e filmes em 3D sejam capazes de reproduzir imagens em full-HD (1080p) para cada olho, garantindo assim os níveis de qualidade com que os consumidores já estão acostumados.

Porém? a especificação mantém-se agnóstica com relação à tecnologia de tela, ou seja, a BDA só normatizou o formato de gravação da mídia e o que esperar em termos de qualidade visual, não favorecendo nenhuma tecnologia em especial, seja ela de plasma, LCD ou mesmo projeção. De qualquer modo, a criadora do formato (a.k.a. Sony) conseguiu puxar a sardinha pro seu lado,  já que e a especificação já foi pensada para permitir que os consoles de jogo PlayStation 3 sejam capazes de reproduzir conteúdo 3D sem mexer no seu hardware.

A especificação Blu-ray 3D utiliza o codec MVC (Multiview Video Coding), que é uma extensão do padrão ITU-T H.264/MPEG-4 Advanced Video Coding (AVC) atualmente usado por todos os players de Blu-ray. Assim o MPEG4-MVC comprime o campo de visão dos olhos direito e esquerdo gerando algo em torno de 50% a mais de informação se comparado com o formato 2D. Além disso, alguns efeitos gráficos poderão ser incrementados, permitindo assim, por exemplo, navegar pelas opções do disco por meio de menus em 3D ou mesmo posicionar as legendas no meio das cenas em 3D.

Outra vantagem dessa especificação é que ela garante a retrocompatibilidade dos futuros players 3D com dos atuais discos em 2D e vice-versa: os futuros discos 3D funcionarão nos atuais players do mercado,  porém reproduzindo o seu conteúdo em 2D.

Com a grande quantidade de filmes já produzidos em 3D como Monstros e Alienígenas ou o festejado Avatar, espera-se que o novo formato chegue no mercado já em 2010.
 
 
 
Fonte: Zumo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar