Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

INTEL ANUNCIA NOVOS ATOM COM VÍDEO INTEGRADO

22/12/2009 01:00:00

 

A menos de 20 dias da CES 2010 a Intel antecipa uma de suas novidades e anuncia sua nova geração de processadores Atom, encabeçado pelo N450 com chipset NM10 Express para portáteis e os Atom D410 (single-core) e D510 (dual-core) para desktops de entrada.

A primeira vez que ouvi falar do N450 foi durante o último IDF num papinho com Jeffrey Galinovsky, gerente geral para Classmate PC para mercados maduros (antes disso só conhecia seu codinome: Pinetrail). Baseado no processo de fabricação de 45 nm, o N450 e integra no seu núcleo de processamento o controlador de memória e a aceleradora gráfica lembrando assim a mesma solução adotada pelo futuro processador Clarkdale, prometido para o ano que vem.

A Intel estima que com a nova plataforma as placas-mãe baseadas no Pinetrail poderão ser até 70% menores e terão um envelope térmico 50% menor que a geração anterior. É  mais uma vez a boa e velha lei de Moore em ação. Com isso, estima-se que os novos netbooks com Atom N450 poderão ser ainda menores, mais finos e 20% mais eficientes em termos de consumo de energia.

O N450 é um chip single core de 1,66 GHz, FSB de 667 MHz e TDP de 7 watts. O D410 possui as mesmas especificações básicas porém com um TDP mais elevado (12 watts) já contando o chipset. Já a versão dual core D510 vem com 1 MB de cache L2 e um TDP de 15 watts com o chipset. Ao contrário do Atom 330 que era uma solucão ?dois chips no mesmo encapsulamento?  o D510 parece ser uma solução monolítica.

É interessante notar que com a introdução do chipset NM10 Express o pessoal de Santa Clara diz adeus para o 945 Express, um chip que já mostra sinais de idade e que até andava segurando o potencial da plataforma se comparado, por exemplo, com soluções concorrentes como o Atom com NVidia Ion.

A Intel informa que os novos chips cheguem ao mercado em janeiro de 2010, época em que os preços serão divulgados. Ela também informa que, até agora, mais de 80 produtos já estão em desenvolvimento vindo de empresas como ASUS, Acer, Lenovo, Dell, MSI, Toshiba, Samsung e Fujitsu. A maioria virá com o Windows 7 Starter ou Home Basic pré-instalado  mas também haverá versões com Moblin Linux v2 (uia!).

Entre os modelos já divulgados estão o Asus 1005PE, o MSI U135 e o Dell Inspiron Mini 10 (embaixo):

 
 
 
 
Fonte: Zumo

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar