Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ANÁLISE REALIZADA EM WORM PARA IPHONE MOSTRA COMO MALWARES SERÃO PREJUDICIAIS PARA HANDSETS EM GERAL NO FUTURO

22/12/2009 01:00:00

Mesmo que todas as ameaças para iPhones descobertas até o momento sejam capazes de causar prejuízos apenas aos donos de aparelhos com jailbreak, uma análise realizada por pesquisadores no iKee.B (descoberto no mês passado) comprovou que ele possui uma base flexível o bastante para afetar o sistema móvel da Apple de outros meios e até aparelhos de outras plataformas móveis. Algumas de suas características, como baixo uso de memória e enorme simplicidade, são fatores primordiais para facilitar a sua propagação em diversos meios, afetando (conforme já foi mencionado) diferentes dispositivos.

Ilustração de privacidade iPhone e computador hacker

A análise conduzida pela SRI International descobriu que o iKee.B é sofisticado o bastante para se comunicar com um servidor do tipo C&C (Command & Control) a cada cinco minutos, sem falar que ele pode verificar a existência de outros iPhones/iPods touch em redes Wi-Fi ou de operadoras. Caso encontre algum aparelho, ele tenta uma conexão SSH com a senha root padrão, instalando-se como uma cópia no novo dispositivo vulnerável.

Estas são funções básicas encontradas em qualquer botnet para PCs, agora encontradas sob a forma de um simples worm que pode ser extensível e afetar plataformas móveis que possuam as mesmas limitações técnicas das existentes no iPhone OS, ou então explorar outras falhas de segurança. Caso a evolução dele não seja monitorada, constantes mudanças aplicadas poderão levar para o mundo móvel problemas de segurança hoje encontrados apenas em computadores, causando estragos de igual valor ou até piores.
 
 
 
Fonte: MacMagazine

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar