Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

CRIADOR DO UBUNTU LINUX DEIXA CARGO DE CEO DA CANONICAL

18/12/2009 01:00:00

O fundador da Canonical, distribuidora do sistema operacional de código aberto Ubuntu Linux, Mark Shuttleworth, está deixando o cargo de Chief Executive Officer (CEO), anunciou a empresa nesta quinta-feira (17/12).

A partir de 1º de março de 2010, o comando da companhia estará a cargo de Jane Silber, que atualmente exerce as funções de Chief Operating Officer (COO) e dirige a área de serviços online da Canonical.

A mudança, segundo Shuttleworth, visa a atender as demandas comerciais da companhia. "Estamos crescendo em mercados que demandam níveis de rigor e disciplina operacional que Jane tem trazido a diversas partes [da empresa] comandadas por ela no passado", disse o fundador da Canonical. "Acredito que é adequado para a Canonical ter um foco mais comercial na direção pelos próximos cinco anos."

"Continuaremos aprimorando nosso foco em construir um ecossistema em torno do Ubuntu, tanto para empresas e parceiros OEM (Original Equipment Manufacturers) como para o mercado de consumo?, declarou Silber, que está na Canonical desde 2004.
 
Shuttleworth continua na empresa com foco em design e desenvolvimento de produtos, bem como na área de relacionamento com parceiros e clientes. O executivo mantém sua participação no Conselho da Comunidade Ubuntu e no Grupo Técnico do Ubuntu.  "Vou concentrar meu foco na Canonical e no Ubuntu?, disse o executivo em uma conferência com jornalistas.

A companhia privada oferece o sistema operacional de código-aberto baseado no kernel do Linux para desktops, laptops e servidores. Entre as ações que ganham força na empresa destaca-se a adaptação do Ubuntu em conjunto com fabricantes de computadores, como a Dell.

A Canonical começará a selecionar um substituto para Jane na função de Chief Operating Officer e no comando do Ubuntu One, oferta de computação em nuvem pública da empresa.
 
 
 
Fonte: Computerworld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar