Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

SAIBA COMO FOI A CALIBRAGEM THX FEITA PELA SKY

16/12/2009 01:00:00

panasonic_sky
 
 
 

Em novembro, alguns leitores se manifestaram quanto à eficiência do novo serviço de calibragem de vídeo da Sky na qualidade de imagem, por isso, decidimos mostrar a vocês o resultado desses ajustes em nosso TV de referência Panasonic TC-P58V11B.

O técnico que veio aqui se mostrou conhecedor do assunto, e tirou todas as minhas dúvidas em relação à calibragem. Ele recomendou que a TV estivesse ligada por 15 minutos e reiniciou todos os ajustes (fábrica) antes de iniciarmos a configurações. Em seguida, sintonizou o decoder no canal 585 e, com a ajuda de seu laptop, entrou nas configurações de contraste, cor, brilho, nitidez, matiz e RGB (embora o plasma Panasonic não conte com esta opção).

Trouxe consigo um colorímetro com um sensor (veja o vídeo) e óculos especial para os ajustes de cor e matiz. Ainda pedi que fossem realizados dois ajustes: um com um pouco de iluminação ambiente e outro com as luzes desligadas. Tudo foi feito em uma hora, mas, segundo ele, normalmente esse procedimento não costuma ultrapassar 25 minutos em cada TV.

receiver_skyO ganho mais significativo que vimos em nosso televisor depois da calibragem foi a performance em contraste e nível de preto em imagens HD. Por outro lado, os filmes dos canais SD apresentaram menos ruídos e problemas oriundos de excesso de compressão durante as cenas mais escuras. Uma maior sintonia no balanço de nível de branco (white balance) só não foi possível, devido à ausência desse tipo de ajuste no plasma da Panasonic. Em todo o caso, as tonalidades de cor ficaram muito mais precisas. Assim como manda a THX, a calibragem da Sky tenta aproximar a imagem da TV daquela obtida no cinema. Por isso, pode ser que os ajustes não satisfaçam algumas pessoas acostumadas com imagem de emissora de televisão ? com muito brilho e temperatura de cor fria.

48 horas depois recebi da Sky um e-mail com o relatório dos ajustes feitos na TV (clique aqui para ler). De acordo com a empresa já são mais de 350 técnicos habilitados para esse serviço em todo o País e não é preciso ter um receptor Sky HDTV, a única exigência é que o aparelho permita recurso de interatividade. Infelizmente, a empresa não faz configurações em projetor de vídeo. Sinceramente, não sei se é possível atingir todos os benefícios prometidos pela Sky com a calibragem de vídeo, incluindo redução de até 50% no consumo de energia. Mas uma coisa eu posso garantir: após um bom ajuste na imagem, você nunca mais verá o desempenho da TV com os mesmos olhos de antes.

Custo da calibragem de vídeo da Sky:

R$ 99,00 para TV principal

R$ 59,00 para TVs em pontos adicionais

 
Fonte: Planet Tech
 
 

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar