Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

GOOGLE ALIA-SE A JORNAIS PARA CRIAR SERVIÇO DE PUBLICAÇÃO ONLINE

09/12/2009 01:00:00

O Google aliou-se ao The New York Times e ao Washington Post para desenvolver uma nova ferramenta online projetada para priorizar artigos sobre os fatos mais importantes, à medida que eles são publicados.

O recurso, chamado de Living Stories, foi concebido para destacar tanto os artigos mais amplos e os mais recentes como as atualizações regulares das notícias de última hora.

Se tudo correr como planejado, o recurso poderá ser aberto a todos os publishers, que poderão instalá-los em seus sites para colocar em evidência as matérias mais quentes e as informações mais recentes sobre qualquer assunto, de cúpulas climáticas ao acidente de carro de Tiger Woods.

Futuro da notícia
Nos últimos tempos não faltam comentários sobre o ?futuro das notícias?, escreveu o engenheiro de software do Google Neha Singh e o gerente de produto sênior Josh Cohen em um blog do Google nesta terça-feira (8/12).

?Mas o que tem sido considerado nesses debates é a natureza da noticia em si mesma e a experiência de como ela é lida online?, consideram. ?Nós acreditamos que tão importante quanto essas questões é como essas organizações noticiosas podem tirar vantagem da web para contar suas estórias por novos meios ? meios que simplesmente só são possíveis online?.

Singh e Cohen disseram que foi esta ideia que levou a uma experiência com apresentações de notícias  -  que, por sua vez, resultou no protótipo do Living Stories.

Os funcionários disseram que as equipes de engenharia e interface do Google passaram um tempo nas redações de seus parceiros, em meados de julho, para que pudessem conceber uma forma alternativa de apresentação de notícias.

Acesso online
?Essas empresas produzem um conjunto de informações que todos valorizam; o acesso a essa informação deveria ser tão sensacional quanto o meio online permite?, escreveram Singh e Cohen.

 ?O serviço Living Stories tenta uma abordagem diferente ao lidar com certas vantagens que são únicas da publicação online. Ele unifica a cobertura em uma página simples e dinâmica, com uma URL consistente. Ele organiza a informação conforme os desdobramentos da história. Ele chama sua atenção para mudanças que ocorreram na história desde a última vez em que você a leu, para que seja possível encontrar facilmente as novas informações. Por meio de um sumário sucinto da estória toda e das atualizações regulares, ele oferece uma abordagem online diferenciada para equilibrar a visão superficial com a profundidade e o contexto relacionados.?

A iniciativa ocorre em meio a
críticas ao Google e ao seu sistema de agregação de notícias. Alguns críticos têm culpado a empresa por algumas das baixas na indústria de notícias. Segundo essa versão, o Google News, que publica uma manchete e trechos curtos das histórias, manteria os leitores afastados dos próprios sites das empresas que a publicaram.

Este novo projeto, contudo, poderia expandir o que os publishers poderiam fazer em seus próprios sites.

O Google tem solicitado aos leitores e às empresas jornalísticas opiniões sobre o projeto, que é fruto do Google Labs, um berçário de novos produtos e projetos.
 
 
 
Fonte: IdgNow

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar