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GOOGLE AMPLIA RESULTADOS DE BUSCAS PERSONALIZADAS A TODOS OS USUÁRIOS

08/12/2009 01:00:00

O Google começou a utilizar um cookie instalado nos computadores dos internautas para acompanhar seu comportamento em buscas e oferecer recomendações, mesmo quando o usuário não está logado em sua conta do Google.

?Até agora, só oferecíamos buscas personalizadas para usuários logados e apenas quando a funcionalidade Web History está habilitada em suas contas do Google. O que estamos fazendo agora é ampliar a busca personalizada para que ela esteja disponível também a quem não está logado. Com isso, podemos customizar os resultados baseados nas atividades de buscas realizadas nos últimos 180 dias a partir  de um cookie anônimo que está no browser?, escreveram  o engenheiro de software do Google, Bryan Horling, e o gerente de produto, Matthew Kulick, no blog oficial do Google na sexta-feira (4/12).

No post, eles dizem que o recurso funciona da seguinte maneira. Se toda vez que um internauta busca por receitas na web, ele com frequência clica nos resultados do site epicurious.com, o Google dará mais relevância os resultados desta página na próxima vez uma busca semelhante for realizada.

Além de resultados melhores, a tecnologia também poderá entregar anúncios mais focados, e o Google pode já estar fazendo isso ao ampliar a oferta de melhores resultados de buscas aos usuários.

Por ora, trata-se de uma relação ganha-ganha: menos recomendações de buscas ruim e menos anúncios entregues para a audiência errada. Mas os defensores da privacidade veem isso de forma diferente. Até agora, o Google solicitava que os usuários estivessem logados em suas contas para desfrutar de recomendações personalizadas. Agora, isso está disponível a qualquer um que não tenha solicitado para ser excluído.

Como as recomendações enviadas a usuários que não estão logados são compartilhadas por qualquer usuário do PC, elas podem potencialmente revelar informações não intencionais de um usuário para outros.

Este é mais um dos problemas relacionados a como você irá responder a essa ação que irá determinar se você confia no Google ou não.

Caso o usuário aceite cookies dos sites que costuma visitar, então qualquer destes sites poderá coletar informações sobre ele. O Google coleta mais ninformações que qualquer outro; em contrapartida, é o que mais oferece serviços gratuitos em troca.

Mas os ativistas que lutam pela privacidade na web veem nessa ação mais um exemplo de como o Google desrespeita as informações pessoais dos usuários.

?O ponto, agora, é que o Google está rastreando as buscas de usuários que escolheram não estar conectados a um conta do serviço de buscas?, afirmou o diretor executivo do Electronic Privace Information Center,  Marc Rotemberg ao New York Times. ?Eles estão removendo uma das poucas salvaguardas remanescente da privacidade dos serviços do Google?.

Isso pode ser um pouco exagerado já que a maior parte dos sites há muito guardam este tipo de informação a respeitos dos usuários que os visitam. O Google está apenas sendo mais claro com relação ao uso que faz de tais informações e oferecendo um benefício adicional aos próprios donos delas, tenham eles pedido isso ou não.

Para saber a diferença entre realizar buscas personalizadas quando se está conectado ao Google ou não, visite a página do buscador. A tabela abaixo mostra as principais distinções entre os dois tipos de busca.

Google_busca_personal.jpg
 
 
 
 
 
Fonte: PcWorld

 
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