Página Inicial



twitter

Facebook

  Notícia
|

 

ACER ULTRAPASSA DELL E ASSUME VICE-LIDERANÇA NO MERCADO MUNDIAL DE PCS

07/12/2009 01:00:00

Impulsionada pelo rápido crescimento na demanda por notebooks, a fabricante de PCs Acer alcançou o posto de segunda maior no mercado global de computadores no terceiro trimestre, superando a Dell.  A HP permanece no topo do ranking, com 19,9% de participação, segundo a consultoria iSuppli.

A Acer foi responsável por 13,4% dos 79,9 milhões de computadores vendidos globalmente no trimestre, turbinada por um crescimento de 17% em sua distribuição de notebooks e netbooks no período de um ano. Este fator ajudou a empresa a superar a Dell em participação no mercado. Atingida pela queda nos gastos de TI, as vendas da Dell caíram 5,9% e a empresa ficou com 12,9% de fatia de mercado.

A diferença entre as duas é de meio ponto porcentual, o que equivale a aproximadamente 400 mil máquinas.

Outra fabricante asiática, a Lenovo, também teve um excelente terceiro trimestre. Sua participação cresceu 17,2% em um ano, lhe garantindo o quarto lugar no ranking.

Crescimento asiático
?A Acer subiu ao segundo lugar no mercado mundial de computadores e isso reflete não apenas um ótimo desempenho no segmento de notebooks, mas também um crescimento histórico da Ásia como principal força na indústria de computadores?, disse o analista da iSuppli Matthew Wilkins.

Em 2003, a Acer e a Lenovo ocupavam a sexta e a oitava posição, respectivamente, segundo Wilkins. ?As fabricantes asiáticas estão crescendo com força no mercado global graças aos seus preços agressivos, além da habilidade de reagir rapidamente a novas tendências, como os netbooks?, disse Wilkins.

A iSuppli também disse que as vendas no terceiro trimestre cresceram em relação ao mesmo período de 2008 em 1,1%. Em relação ao segundo trimestre, o crescimento foi de 19%. ?O crescimento sequencial e anual mostra que a indústria de PCs emergiu de um período ruim e começou a crescer novamente?, disse Wilkins.

As festas de fim de ano e o lançamento do Windows 7  devem ?trazer mais boas notícias para as fabricantes de computadores?, disse Wilkins. Como resultado, o mercado deve sofrer queda de apenas 0,9% no ano, ante a previsão anterior da iSuppli de 4% de declínio.

Confira abaixo o ranking completo da iSuppli para o 3.º trimestre de 2009:

1. HP - 19,9%

2. Acer - 13,4%

3. Dell - 12,9%

4. Lenovo - 8,7%

5. Toshiba - 5%

 
 
 
 
Fonte: PCWorld

 
Indique esta notícia Indique esta notícia para um amigo

Início Notícias  | Voltar